quarta-feira, 20 de junho de 2007

Roberto Justus pisa na bola ao subestimar o Chile

"O meu maior defeito ERA me achar dono da verdade". Emblemática a frase de Roberto (in)Justus, o modesto.

No seu programa "Aprendiz 4, o Sócio" de ontem à noite, Justus revelou aquele que teria sido o seu maior defeito (como se já o tivesse superado), e três minutos depois humilhou o antepenúltimo dos candidatos eliminados do programa por dois motivos que lhe pareceram pecados mortais:

1) O "aprendiz" Pedro Frazão cometeu a heresia de errar a grafia do nome do apresentador: escreveu Justos.

2) O candidato mencionou ainda o desejo hipotético de, em cinco anos, ter a sua agência de tendências em sociedade com Justus (a proposta que lhe valeu a seleção no programa) expandindo para países da América do Sul, citando Santiago do Chile como nova "Capital de Negócios da América Latina".

O sarcasmo de Roberto Justus foi revelador da sua prepotência e, pior, ignorância (ao tentar ridicularizar o candidato que eliminou e tachá-lo de mal informado, foi o apresentador quem revelou que mantém o mesmo defeito que pensava ter superado: julga-se o "dono da verdade").

Justus desconhece, mas a revista América Economia, por exemplo, no mercado editorial há 21 anos, para citar uma única fonte, aponta há dois anos seguidos Santiago do Chile em primeiro lugar no ranking das melhores cidades da América Latina para se fazer negócios.

O apresentador debochou do candidato a sócio que em cinco anos desejava expandir "apenas" para países sul-americanos, e menosprezou assim potenciais mercados que não estariam à altura de uma metrópole como São Paulo.

Pobre Justus. Recomendo que, entre suas aplicações de Botox, a leitura de Caras e uma ida e outra a Nova York, informe-se um pouquinho mais sobre o Chile e os países do Mercosul.

Só pra finalizar: até as moscas que rondam os estúdios da TV Record estão zumbindo por aí que o ganhador do programa, futuro sócio de Justus, será o candidato Tiago de Aguiar Pereira.

A conferir.