terça-feira, 12 de junho de 2007

Negócios em família: Lula não sabia de nada?

Frei Chico - O Lula quer que você vá lá ouvir uma coisa.

Vavá - Hein?

Frei Chico - Vai conversar com ele à noite.

Vavá - Ahã.

Frei Chico - Tá? Ele quer conversar na casa dele, tranqüilo, tá? Então vamos pensar um dia aí.

Vavá - Tá. mas eu vou de tarde e vou voltar. Não vou ficar lá não.

Frei Chico - Eu quero saber, Vavá, porque tem umas broncas lá que você anda apresentando uma pessoa lá no ministério.

Vavá - Eu?

Frei Chico - Vavá, depois nós conversa, tá?


O diálogo entre os irmãos de Lula era a prova que faltava para complicar a vida do presidente.

Vavá, o irmão mais velho, está sendo investigado pela Polícia Federal no caso da máfia dos caça-níqueis. Ele recebeu uma advertência de outro irmão do presidente, conhecido como Frei Chico, sobre suas atividades junto a um ministério, onde teria apresentado uma pessoa.

Um dos telefonemas para Genival Inácio da Silva gravados pela Polícia Federal durante a Operação Xeque-Mate partiu da casa de Frei Chico. Nos relatórios da PF, a pessoa que faz a ligação é identificada como "Roberto". Mas o número do telefone é o da casa de José Ferreira da Silva, o Frei Chico.

Frei Chico mora em um apartamento de um conjunto habitacional em São Caetano do Sul, no Grande ABC, em São Paulo. O telefone está em nome da mulher dele. Inicialmente relutou em reconhecer, mas no fim da noite o irmão de Lula admtiu que a voz das gravações é mesmo dele.

Ele confirmou ainda que conversou com o irmão no dia 20 de maio, sobre uma possivel viagem dele (Vavá) a Brasilia:

"O Vavá disse qualquer coisa que estava indo a Brasília. Eu falei pra ele: 'Não vá, Vavá... porque você sabe que não tem como, o Lula desde o começo não deixou nenhum parente se meter'. O Vavá falou: 'Não, mas é um amigo meu', naquele jeito dele. 'É um amigo meu e tal'. Eu falei: 'Não vai'. Aí, depois, não sei que outras conversas eu tive a mais. Não sei", afirmou Frei Chico. Veja.