sexta-feira, 8 de junho de 2007

Gustavo Kuerten: 10 anos de Gugamania

Há exatos 10 anos, em 8 de junho de 1997, despontava no cenário esportivo internacional um jovem brasileiro praticamente anônimo: o tenista Gustavo Kuerten, que, aos 20 anos, surpreendeu o mundo ao ganhar pela primeira vez o título de Roland Garros.

A surpresa foi tamanha que, no dia seguinte, o autor deste blog, então repórter da Folha de S. Paulo, teve que publicar uma matéria auto-explicativa: Quem é Guga, o novo ídolo do Brasil?

Aprendemos que o mais novo ídolo brasileiro é catarinense de Florianópolis, nasceu em 10 de setembro de 1976, mede 1,91m de altura e pesava 76 kg. Além do tênis, gosta de surfar e de jogar futebol (torce pelo Avaí, time de Santa Catarina).

Gustavo Kuerten, o Guga, como era chamado pelos amigos e pela família (antes da gugamania tomar conta do país), começou a jogar tênis aos seis anos, incentivado pelo pai, Aldo Kuerten, morto três anos depois, de enfarte, em uma quadra de tênis.

O primeiro título em Roland Garros o colocava entre os 20 melhores tenistas do mundo. Três anos depois, no final de 2000, Guga era o número 1 do ranking, vencendo todos os grandes tenistas da época e alguns mitos, como Pete Sampras e Andre Agassi. Guga ainda ganhou o Aberto da França por mais duas vezes (2000 e 2001).

Falando em Esporte, é bom lembrar que este é o caminho mais curto e saudável para o desenvolvimento e a inclusão social da juventude. Não por acaso, o PPS vem reunindo ídolos como Magic Paula, Lars Grael, Ronaldo Giovanelli e Gustavo Borges, entre outros, para traçar suas políticas públicas. É só o começo.