Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nunca se falou tanto do assunto como neste último ano, principalmente sobre o aquecimento global e o efeito estufa. Nem com a realização da Eco-92 no Brasil, a Ecologia e o Meio Ambiente tinham sido levados tão a sério no país.
Esperamos que ainda possa ser remediada a degradação ambiental que compromete os recursos naturais, as condições de vida e, consequentemente, o futuro no planeta.
Talvez o primeiro manifesto ecológico seja datado do ano de 1854, quando o então presidente dos Estados Unidos fez a uma tribo indígena a proposta de comprar grande parte de suas terras, oferecendo em contra-partida a concessão de uma outra "reserva". A resposta do Chefe Seattle é um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
"A terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Nenhuma folha seca cai sem que tenha consequências eternas. Há uma ligação em tudo", diz o manifesto indígena.
"O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo que fizer ao tecido, fará a si mesmo." (leia aqui na íntegra).
Acompanhe no site do PPS-SAMPA todas as nossas iniciativas para debater o problema do Meio Ambiente.