sábado, 23 de março de 2019

O Blog do PPS se transforma no #BlogCidadania23

O Blog do PPS cumpriu até aqui o seu papel. A partir deste sábado, 23 de março de 2019, quando o PPS muda de nome e inaugura uma nova formatação partidária, propondo um novo conceito, uma nova marca e um jeito diferente de ver e de fazer a política, o bom e velho blog também deixa de existir na configuração que o conhecíamos.

Blog do PPS nunca se apresentou como veículo formal do partido, um porta-voz oficial, chapa branca. Ao contrário, sempre foi independente, bem humorado, libertário, provocador e multiplicador de ideias.

Seguiremos nessa missão: apresentar sempre um olhar crítico, isento, livre e irreverente sobre a política como ela é - e como deveria ser - nos municípios, nos estados, no país e no mundo. Com responsabilidade, liberdade, independência e compartilhando os princípios da cidadania.

Estreamos hoje o #BlogCidadania23, ou simplesmente #Cidadania23, uma plataforma multimídia no endereço Cidadania23.com e nas redes sociais.

Então, sejam bem vindos cidadãos, cidadãs, cidadanistas!

Os textos deste blog não refletem, necessariamente, a opinião oficial do #Cidadania23

Foram 4.433 dias desde o surgimento do Blog do PPS em 1º de fevereiro de 2007. Aproximadamente 4.300 postagens em mais de 12 anos de atuação ininterrupta, praticamente diária, servindo de fonte de informação com qualidade e credibilidade para filiados e simpatizantes do partido, para a própria imprensa e para uma quantidade imensurável de leitores e de seguidores nas redes sociais.

Desde o conceito lançado como #REDE23, nossos objetivos primordiais foram atingidos com sucesso em busca dessa nova forma de fazer política (que não se limita a ser "nova" ou "velha", de direita ou de esquerda, mas acima de tudo transformadora, livre, sem rabo preso e exercida de forma ética, transparente e com dignidade).

Partimos do princípio que na democracia contemporânea os partidos tradicionais não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com outros partidos, movimentos, instituições, grupos na internet, cidadãos interessados e personalidades influentes nos temas que trabalham.

Os partidos já não conseguem (nem podem) monopolizar a política como faziam na época da circulação restrita da informação e devem assumir a postura de interlocutores dos cidadãos, da sociedade organizada e dos movimentos cívicos, co-formuladores de suas reivindicações e seus tradutores na linguagem das leis e das políticas públicas.

Missão dada é missão cumprida. Fomentamos esse movimento de discussão e mobilização em torno de causas pontuais e objetivos comuns, que abrangia outras siglas partidárias, entidades, organizações, sindicatos, associações, indivíduos politizados e grupos organizados na internet. Avançamos e chegamos até aqui.

Nestes 12 anos, alguns posts viralizaram e atingiram mais de 300 mil visualizações cada um. Fora isso, somados os mais de 100 mil seguidores diretos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, além dos mais de 5 milhões de views em nosso canal de TV, interagimos com um público diário incalculável.

Pois o #BlogCidadania23 vem potencializar as ações do novo partido e integrar uma rede de parceiros como o #ProgramaDiferente, a TVFAP.net, o #Olhar23 e o portal Câmara Man, além de páginas independentes como Esquerda Democrática e Reformistas, e até perfis provocadores como Pedro Álvares Cabral e Zero à Esquerda.

Cada um do seu jeito, cada qual com a sua cara, mas com alguns objetivos em comum: principalmente a defesa da plena liberdade de expressão e de pensamento e dos princípios do estado democrático de direito.

Veja aqui dez textos que resumem de onde viemos e para onde vamos:

Cidadania, sustentabilidade e democracia

Um novo nome para um novo ser e um fazer diferente

É hora de tirar a bunda da cadeira, levantar do berço esplêndido e fazer a diferença na política

O Brasil nas mãos do meme que virou presidente

A política vive dias sombrios. Triste Brasil.

De 2013 a 2018: Qual foi o nosso aprendizado?