terça-feira, 12 de março de 2019

Marielle Franco no #ProgramaDiferente: Um ano de um crime sem solução; um ano de vergonha para o Brasil. Enfim os suspeitos estão presos: um deles é vizinho do presidente Jair Bolsonaro. Quem diria, hein?



Dois dias antes do crime completar um ano, eis que dois PMs suspeitos são presos. Há outros. Logo cedo nesta terça-feira, 12 de março, foram presos Ronnie Lessa, 48 anos, policial reformado, acusado de atirar na vereadora, e Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos. Um deles é vizinho do presidente Jair Bolsonaro. Que mundo pequeno esse, Jesus!

Rio de Janeiro, 14 de março de 2018. Há um ano, a vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes eram covardemente assassinados. Passado todo esse tempo, com idas e vindas nas investigações e uma óbvia manipulação para preservar a identidade dos assassinos, o crime permanece sem solução. Uma vergonha para o Brasil.

Quem matou Marielle? Há seis meses, na passagem do Dia Internacional da Democracia, em 15 de setembro, #ProgramaDiferente já registrava essa inaceitável omissão e incapacidade do poder público de apontar e punir os culpados. É março de 2019. Será que agora vão apontar e punir os verdadeiros culpados?

A diferença neste um ano é que, se pensavam em calar a voz de Marielle na bala, se deram mal. Hoje ela é o maior símbolo dessa pauta política da mulher negra, jovem, favelada, feminista, lésbica. As causas que Marielle defendia ganharam muito mais repercussão. Vale reproduzir aquele programa de seis meses atrás. Assista.