sexta-feira, 22 de março de 2019

PPS muda de nome neste sábado, dia 23 de março

O PPS (Partido Popular Socialista) muda de nome em congresso nacional extraordinário que será realizado neste sábado, dia 23 de março, em Brasília, passados 27 anos da sua fundação como herdeiro do antigo PCB, no ano de 1992.

O nome mais cotado é Cidadania, embora Liberdade também apareça como opção.

Essa segunda refundação da história do PCB/PPS, digamos assim, propõe mais uma vez algo que vai muito além de uma nova sigla, mas pretende também inaugurar uma forma diferente e inovadora de ver e de fazer a política, integrada aos novos tempos e inserida nessa revolução tecnológica que transforma continuamente a sociedade.

Em linhas gerais, essa nova formatação partidária se propõe a trilhar um caminho propositivo, reformador e equidistante da atual polarização entre a velha esquerda e essa "nova" direita - que de nova não tem absolutamente nada. Reafirma seus compromissos com a cidadania, a liberdade, o humanismo, a diversidade, a sustentabilidade, o estado democrático de direito e os princípios republicanos.

“É necessária a mudança porque o mundo mudou, não podemos ficar presos a certos paradigmas”, afirma Roberto Freire, presidente do PPS. "É uma construção coletiva na sociedade brasileira, aberta a quem se identifique com a política democrática, humanista e reformista que se afirmará nessa nova formação política."

“Essa mudança de nome é essencial", concorda o deputado federal Daniel Coelho (PPS/PE), líder da bancada na Câmara. "Vamos mostrar que é possível fazer um partido que atue como movimento, mais conectado com a população".