quinta-feira, 28 de junho de 2007

Lars Grael confirma participação em Conferência

Ícone do esporte brasileiro, o velejador e ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (2003-2006), Lars Grael, confirmou hoje a sua participação na Conferência "Caio Prado Júnior", que o PPS realiza no mês de agosto, em Brasília, e concedeu entrevista exclusiva ao Blog do PPS/SP.

Lars Grael, 43 anos, paulistano, é casado com Renata Pellicano Grael e tem três filhos: Trine, Nicholas e Sofia.

Foi idealizador e fundador do Projeto Grael, hoje Instituto Rumo Náutico, no Rio, que daria origem ao Projeto Navegar, no âmbito federal, e o Navega São Paulo, na administração paulista, atendendo mais de 40 mil jovens.

Ao lado do irmão Torben, na classe Snipe, foi bi-campeão brasileiro e campeão mundial. No Tornado, Lars conquistou duas medalhas de Bronze nas Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996), foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como a de Kiel, na Alemanha. Lars participou ainda dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), terminando em 7º lugar, e Barcelona (1992), em 8º. Compete até hoje nas classes Star e Oceano.

Atualmente é presidente da Comissão Nacional de Atletas, membro do Conselho Nacional de Esporte e "Embaixador das Águas" da WWF no Brasil.

Veja a entrevista de Lars Grael ao Blog do PPS/SP:

Na sua opinião, Lars, o que é ser de esquerda hoje no Brasil?

Ser esquerda é a defesa do interesse prioritário do cidadão, do contribuinte, da sociedade brasileira em detrimento aos interesses cartoriais reinantes no país. É optar por um socialismo democrático que concilie desenvolvimento social e econômico, em harmonia com uma política de livre mercado. É defender a universalização do conhecimento e da educação e garantir ao povo brasileiro cidadania, justiça equânime, saúde pública, segurança e bem-estar.

Para o eleitorado, ainda existe uma diferença clara entre esquerda, centro e direita?

Infelizmente não. Podemos agrupar os pensamentos ideológicos em cinco ou seis grupos, mas o sistema partidário nacional está lotado de 30 siglas desfiguradas de programas, retóricas anacrônicas e coerência ideológica.

Houve uma mistura promíscua entre partidos que se agrupam por interesses momentâneos ou regionais e sem a menor coerência de classificação por esquerda ou direita. Não encontramos a divisão entre o líquido e o sólido, tudo é meio pastoso e pasteurizado. O cenário nivelou-se por baixo.

Por que os partidos políticos vivem hoje uma crise de identidade?

Porque o Brasil perdeu o momento para uma ampla reforma política. Pela discrepância entre a retórica e a prática. Os partidos não possuem coerência e trocam de posições e bandeiras sem o menor constrangimento. A falta de fidelidade partidária permite uma revoada de políticos para as hostes governistas em troca de favores, recompensas, fatias do poder e de mecanismos impuros de aliciamento. O sistema está desacreditado.

Qual a importância da Conferência Caio Prado Júnior, realizada para discutir a esquerda democrática e um projeto para o Brasil?

Fundamental. A esquerda precisa atualizar seu discurso com novo programa, novos ideais, novas metas e priorizar valores que estavam na periferia do debate como: Meio-Ambiente, Esporte, Cultura, Lazer, Matriz Energética, Defesa e Soberania Nacional.

O PT, considerado o maior partido da esquerda no Brasil, construiu uma ampla aliança partidária para exercer o poder e se viu envolvido em denúncias de corrupção e escândalos. Estes fatos podem trazer alguma consequência para os partidos de esquerda hoje e no futuro?

Já trouxeram. O PT poderá pagar um alto preço pela incoerência. Sentirá o peso de uma aliança que, para garantir a permanência no poder, aliou-se a partidos, políticos e práticas opostas à sua pregação histórica. Por outro lado, mantem prestígio popular, uma vez que logrou êxito em migrar de um discurso esquerdista para uma agenda populista e apelativa. O PT precisará buscar um novo alinhamento ideológico.


Leia aqui mais informações sobre Lars Grael.