terça-feira, 15 de maio de 2007

Roberto Freire convida Lars Grael para o PPS

Em almoço nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e o presidente paulistano do partido, Carlos Fernandes, acertaram a participação do velejador e ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (2003-2006), Lars Grael, na Conferência da Esquerda Democrática "Caio Prado Júnior".

Lars Grael, 43 anos, paulistano, é casado com Renata Pellicano Grael e tem três filhos: Trine, Nicholas e Sofia. Foi idealizador e fundador do Projeto Grael, hoje Instituto Rumo Náutico, no Rio, que daria origem ao Projeto Navegar, no âmbito federal, e o Navega São Paulo, na administração paulista, atendendo mais de 40 mil jovens.

Esses programas têm o objetivo de educar e promover a integração social de crianças e adolescentes da rede pública de ensino a partir da vela, do remo e da canoagem.

Filho caçula de Ingrid Schmidt Grael e do Coronel Dickson Melges Grael (oriundo de Dois Córregos, no interior paulista), Lars tem dois irmãos: Axel, engenheiro florestal e presidente do Instituto Rumo Náutico que administra o Projeto Grael, e Torben, também velejador e um dos principais atletas brasileiros.

Como filho de militar, Lars viveu em várias cidades mas, aos 16 anos, seguindo os passos dos irmãos mais velhos, foi morar com a avó em Niterói (RJ), onde poderia levar adiante a prática da vela e o sonho olímpico.

Ao lado do irmão Torben, na classe Snipe, foi bi-campeão brasileiro e campeão mundial. No Tornado, Lars conquistou duas medalhas de Bronze nas Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996), foi pentacampeão sul americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como a de Kiel, na Alemanha. Lars participou ainda dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), terminando em 7º lugar, e Barcelona (1992), em 8º. Compete até hoje nas classes Star e Oceano.

Em setembro de 1998, Lars Grael sofreu o acidente criminoso que lhe causou a amputação da perna direita. Apenas quatro meses depois, foi convidado para trabalhar no Indesp (Instituto de Desenvolvimento do Desporto) do Ministério do Esporte e Turismo.

De lá, por sua postura sempre firme, correta e apaixonada na defesa do esporte nacional, Lars galgou vários postos chegando a ser secretário nacional de Esportes no governo FHC e posteriormente secretário estadual no governo de Geraldo Alckmin.

Atualmente é presidente da Comissão Nacional de Atletas, membro do Conselho Nacional de Esporte e acabou de ser convidado pela WWF para ser o "Embaixador das Águas" no Brasil.

Lars conta que sempre se interessou por política, uma tradição herdada do pai, que mesmo dentro do Exército teve atuação destacada na luta pela redemocratização do país. Afirma com orgulho a sua afinidade com o PPS e a admiração que nutre por Luís Carlos Prestes e pela história do velho PCB.

Líder nato, Lars também sempre foi exemplo de esportividade e lisura, sendo membro do Conselho Fundador da WADA (Agência Antidoping Mundial) e tendo recebido o prêmio de Ética no Esporte do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Leia mais sobre Lars Grael em seu site e aguarde por aqui informações que bons ventos certamente irão trazer em breve.