sexta-feira, 4 de maio de 2018

Câmara Municipal: Vereadores aprovam pacotão de 81 projetos, mas votação emperra na revogação de título de cidadão paulistano para condenados pela Justiça

Depois de algumas semanas sem votação em plenário, os vereadores paulistanos aprovaram nesta semana o aumento do potencial construtivo do Complexo do Anhembi, para facilitar a sua privatização, e um pacotão de 81 projetos em segunda e definitiva votação (muitos dos quais sabidamente serão vetados pelo prefeito Bruno Covas). A lista completa está no Portal da Câmara.

O inusitado foi a sessão ser travada justamente no momento em que se discutia a cassação do título de cidadão paulistano a condenados pela Justiça. Tal medida atingiria diretamente o empresário Marcelo Odebrecht e o contrabandista Law Kin Chong. O bafafá se deu com a proposta de revogação do título concedido ao ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter. O autor da homenagem, vereador Reis (PT), não concordou. Há outras questões implícitas, como o caso do ex-presidente Lula, preso e condenado na Lava Jato.

Vale reproduzir a indignação da vereadora Soninha Francine (PPS) nas suas redes sociais:
"Mais de cem projetos começaram sua caminhada hoje pela Câmara, com diversos graus de amplitude, profundidade, relevância, urgência, complexidade etc. Na outra ponta do processo legislativo, 85 projetos de vereadores foram votados hoje em plenário. 
Quando chegou ao 86º, travou tudo. Houve debates, brigas, insultos, apelos, insinuações, acusações e a sessão caiu. O que tinha esse projeto de tão polêmico?? Retirava o Título de Cidadão Paulistano de tres pessoas: Marcelo Odebrecht, Joseph Blatter e Law Kin Chong. 
Para explicar tudo que estava envolvido em votação de tão baixo impacto na vida das pessoas, inclusive as homenageadas, para causar celeuma a ponto de derrubar a sessão, vou ter de resumir em 5.000 caracteres. A trama incluirá: motivos para ser contra a proposta, motivos para ser contra os autores da proposta, motivos para ser contra os autores das homenagens revogadas pela proposta, motivos históricos, circunstanciais, paralelos e fortuitos. Deixarei espaço em branco em homenagem aos motivos que eu nem imagino."