quinta-feira, 10 de maio de 2018

Ministro Barroso fala no Brazil Forum sobre foro privilegiado, falhas e polêmicas do Supremo, e ainda diz que brasileiro é "viciado no Estado"



#ProgramaDiferente traz a íntegra da participação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, na terceira edição do Brazil Forum UK, evento realizado anualmente em Londres e Oxford. Desde junho de 2013 no STF, ele vem se destacando principalmente por bater de frente com outros ministros como Gilmar Mendes. Na capital britânica, Barroso fala sobre os 30 anos da Constituição Federal, a crise ética, política e institucional, avalia que o Brasil sofre de “oficialismo”, “patrimonialismo” e “desigualdade”, e que essas três disfunções ajudam a atrasar o avanço da história do país.

Sobre o oficialismo, Barroso disse que há uma grande dependência do Estado na vida brasileira, que se trata, de acordo com ele, de um verdadeiro vício. “Qualquer projeto depende do financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), da Caixa, do prefeito ou do governador. Temos que expandir a sociedade e reduzir essa dependência”, defendeu. “A presença excessiva do Estado gera a cultura de favorecimento e está por trás do loteamento de cargos públicos, por exemplo”. Assista.