terça-feira, 22 de maio de 2018

'Ninguém está acima da lei', discursa o juiz Sergio Moro, em inglês, na cerimônia de formatura da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos



Escolhido orador pelos formandos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, onde já desempenharam a mesma função os ex-presidentes Barack Obama e George W. Bush, o juiz Sergio Moro afirmou neste domingo, 20 de maio, que "ninguém está acima da lei" e que esta é uma lição não só para o Brasil, "mas até para democracias maduras".

No discurso em inglês, pelo qual foi aplaudido de pé ao final, Sergio Moro falou sobre o trabalho na Operação Lava Jato, que, segundo ele, "não tem sido fácil" e traçou um paralelo com a Operação Mãos Limpas, na Itália. Ele citou o número de condenados por lavagem de dinheiro e corrupção (157, por enquanto). Assista aqui a íntegra do pronunciamento, legendado em português.

"Nunca se esqueçam da pedra angular das nações democráticas, que é o Estado de Direito. Isso significa que todos têm igual proteção da lei, isso significa que é preciso proteger os mais vulneráveis, mas também significa que ninguém está acima da lei", afirmou.

O juiz federal classificou a corrupção como "vergonhosa", mas destacou como positivo o endurecimento da lei sobre esses crimes. "Eu não sei o que vai acontecer com o futuro do Brasil. Nós podemos sofrer reveses, mas eu acredito que demos a nós mesmos ao menos uma chance de ter um país melhor", afirmou.

"Não tem sido um trabalho fácil. Velhos hábitos de corrupção sistêmica e impunidade são difíceis de derrotar", disse, emendando que há "ameaças, riscos e tentativas de difamação", mas que, apesar disso, as investigações e julgamentos continuam. Afirmou ainda, sem citar nomes, que entre os condenados há empresários das maiores construtoras brasileiras, além de políticos de alto escalão como "um ex-governador, um ex-ministro da Fazenda, um ex-presidente da Câmara e até mesmo um ex-presidente". 

Em outubro de 2017, Sergio Moro já havia recebido o Notre Dame Awards, uma honraria concedida pela Universidade a pessoas que são "pilares de consciência e integridade, cujas ações beneficiaram seus compatriotas", segundo a instituição. O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue a personalidades como Madre Teresa de Calcutá, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e o irlândes John Hume, agraciado com o Nobel da Paz em 1998.

Na premiação, o presidente da Universidade de Notre Dame, reverendo John I. Jenkins, disse que o juiz está "engajado em nada menos que a preservação da integridade da nação com sua aplicação firme e não enviesada da lei". Ao apresentar o juiz brasileiro mais uma vez, nesta semana, Jenkins lembrou que o escritor peruano e prêmio Nobel da Paz Mario Vargas Llosa afirmou que escolheria Moro "sem vacilar um segundo" se precisasse eleger um brasileiro como exemplo para o mundo.

Veja também:

#ProgramaDiferente debate semelhanças e diferenças entre a Operação Lava Jato, no Brasil, e a Mãos Limpas, na Itália: Quais são os efeitos práticos e as limitações do combate eficaz à corrupção na política?