segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Ciro Gomes xinga, agride e manda prender jornalista



Apontado pelas pesquisas eleitorais mais recentes como opção de "voto útil" para os brasileiros que não querem um 2º turno entre Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT), o presidenciável Ciro Gomes (PDT) é reincidente em cenas de truculência, revolta e desequilíbrio, que certamente o desqualificam não apenas para o cargo mas também para o papel que tenta assumir na campanha, de ser uma opção moderada e racional do chamado "centro democrático". Assista.

Neste sábado, 15 de setembro, chamou o jornalista Luiz Petri de "filho da puta" em Boa Vista (RR)  ao ser perguntado sobre a crise dos imigrantes venezuelanos que chegam ao Estado. O candidato respondia a perguntas de jornalistas quando foi questionado: “Ciro, o senhor reafirma o que disse sobre os brasileiros que tiveram aquela manifestação lá na fronteira, que chamou os brasileiros de canalhas, desumanos e grosseiros?”.

O presidenciável Ciro Gomes então respondeu, de maneira ríspida e exaltada, tentando associar a pergunta do jornalista a um adversário político, o senador Romero Jucá (MDB-RR): “Vá pra casa do Romero Jucá, seu filho da puta. Pode tirar esse daqui. Esse aqui é do Romero Jucá! Romero Jucá. Romero Jucá! Tira ele! Tira ele! Prende ele aí!”.

A pergunta não foi ofensiva e, ainda que fosse, não justificaria o xingamento, a agressão física e muito menos a ordem de prisão. O jornalista apenas repetia uma declaração de Ciro, que foi efetivamente dada em 20 de agosto, após evento da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) com presidenciáveis, em São Paulo. Na ocasião, o pedetista disse que considerava uma "desumanidade" e uma "canalhice" as agressões de brasileiros a venezuelanos em Pacaraima (RR), ocorrida dias antes. Lamentável.