segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Brasil despreza e abandona seu povo e sua História

Tristes e lamentáveis as imagens do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio. Sabe-se agora que sucessivos governos negligenciaram os pedidos de socorro para a conservação e a manutenção deste patrimônio histórico. Faltaram verbas, sobraram alertas. Ninguém deu atenção.

Faz lembrar que, às vésperas de mais um 7 de setembro, o Museu do Ipiranga segue fechado desde 2013 e, se tudo correr bem, será reaberto apenas em 2022. Dez anos sem o mais emblemático e conhecido museu paulista, que guarda a memória da nossa Independência. Uma geração inteira de estudantes foi privada de conhecer mais este símbolo nacional negligenciado.

Em 2015, o fogo também consumiu o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. Nada acontece por acaso. Vivemos um momento de absoluto descaso, estupidez e falta de espírito público de políticos que se ocupam apenas da dilapidação do patrimônio público.

O Brasil não respeita o seu povo e a sua História. Governantes incompetentes e irresponsáveis cortam recursos de áreas que já são carentes, em vez de fechar os ralos por onde escoa dinheiro público em ilegalidades, privilégios e futilidades. Enquanto a Cultura e a Educação forem desprezadas neste país, não teremos constituído uma verdadeira Nação.


Veja também:

#LutoPeloMuseuNacional no #ProgramaDiferente