quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Conheça tudo sobre o filme "O Paciente - O Caso Tancredo Neves" no #ProgramaDiferente



Estreia nesta quinta-feira, 13 de setembro, nos cinemas de todo o Brasil, o filme "O Paciente - O caso Tancredo Neves", thriller que narra o turbulento último mês de vida do ex-presidente Tancredo Neves, internado na véspera da sua posse, em março de 1985, e aponta os graves erros médicos cometidos. O #ProgramaDiferente apresenta o filme e as entrevistas com o diretor Sérgio Rezende, o historiador Luís Mir, autor da obra que inspirou o filme, e os atores que dão vida aos personagens deste momento histórico para a redemocratização do Brasil. Assista.

A eleição indireta de Tancredo Neves para a presidência da República em janeiro de 1985 devolvera aos brasileiros a esperança após 20 anos de ditadura e a frustração pela derrota na campanha das Diretas Já. O hábil político mineiro era, naquele momento, fiador de um ainda frágil e incipiente processo de transição dos militares que deixavam o poder. Por isso, o comprometimento de sua saúde na véspera da posse causou enorme comoção no país e foi cercado de mistérios e suspeitas, assim como ocorrera diante das surpreendentes mortes dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek durante a ditadura.

Com o veterano Othon Bastos no papel do presidente eleito, o filme é todo baseado no livro homônimo de 2010, escrito por Luís Mir, que disseca o caso a partir de uma pesquisa minuciosa dos prontuários médicos, bem como dos depoimentos de 42 pessoas que acompanharam tudo de perto. O autor cita, entre outros detalhes, a sutura mal feita na primeira das várias cirurgias a que foi submetido no período, que teria causado uma grande hemorragia interna, bem como a transferência temerária de Tancredo de Brasília para São Paulo.

O elenco conta ainda com Paulo Betti, Otávio Muller, Leonardo Medeiros, Emilio Dantas, Esther Góes e Lucas Drummond nos papeis dos médicos Henrique Pinotti, Renault Ribeiro, Francisco Pinheiro Rocha, do porta-voz da presidência Antônio Britto, da primeira-dama Risoleta Neves e do então jovem Aécio Neves, secretário e neto de Tancredo.

Segundo o relato do livro, escrito após 24 anos de pesquisa, as últimas palavras do ex-presidente antes de ser entubado e sedado foram: "Eu não merecia isso!". Nem nós, brasileiros. E vida que segue...