sábado, 12 de maio de 2007

Aula de cinema, sensibilidade e socialismo

Uma aula no começo desta madrugada, sobre o que é ser esquerda e direita. A TV Cultura contribuiu um pouco com o tema da Conferência Caio Prado Jr., que o PPS organiza, ao exibir o belíssimo "Machuca", badalado filme do cineasta chileno Andrés Wood, contando a vida de dois meninos no Chile de 1973.

São os últimos meses do governo de Salvador Allende, numa Santiago em ebulição, em meio a greves, manifestações, conflito de classes e os primeiros sinais do sangrento golpe de Estado que levaria o general Pinochet ao poder.

"Todos os acontecimentos que ocorrem no filme realmente aconteceram, mas olhar para estes fatos históricos através dos olhos dos meninos lhe dá uma força especial, passa a ser um tema visceral, de emoções e não somente político", resumiu Wood.

Machuca é o sobrenome do menino Pedro (Ariel Mateluna), que vive numa favela e passa a frequentar uma das mais tradicionais escolas católicas de Santiago. Da amizade que nasce com Gonzalo Infante (Matias Quer), membro de família abastada, faz-se um painel da vida, dos sonhos, da política e da história do socialismo e do capitalismo na América Latina dos anos 60 e 70.

Ficha Técnica

Título Original: Machuca
País/Ano de produção: Chile/Espanha, 2004
Duração/Gênero: 120 min., Drama
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Andrés Wood e Mamoum Hassan
Música: Miguel Miranda e José Miguel Tobar
Fotografia: Miguel Joan Littin M.
Elenco: Matias Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli,
Aline Küppenheim, Ernesto Malbran, Tamara Acosta,
Francisco Reyes, Alejandro Trejo, Tiago Correa.
trailer do filme