quarta-feira, 9 de maio de 2007

A diversidade que faz o mundo girar

Mais uma contribuição especial para este blog e para fomentar os debates da Conferência da Esquerda Democrática "Caio Prado Júnior" (veja o site), desta vez sobre a diversidade e o respeito às minorias.

Léo Áquilla é um figura conhecida e respeitada no movimento gay. Candidato a deputado estadual em 2006 pelo PSC, teve 21.778 votos (sendo 11.786 na Capital). Pode filiar-se ao PPS para a eleição de 2008.

Drag queen e repórter da Rede TV!, Léo tem projetos interessantes nas áreas de cultura e educação, além do combate à homofobia, inclusão social, respeito e visibilidade às minorias (gays, lésbicas, transexuais, negros, deficientes e outros grupos discriminados).

Veja a mensagem de Léo Áquilla:

A diversidade é tão necessária quanto o ar que respiramos, é ela que faz com que o mundo gire em “perfeita harmonia”. Porém, o narcisismo faz com que essa realidade seja distorcida e a diversidade não seja aceita com naturalidade.

Narcisismo é intolerância com o que é diferente de nós. Por essa questão, negros, gays, lésbicas, deficientes e tantas outras minorias vêm sofrendo discriminação.

A grande preocupação é que estamos vivendo um momento muito perigoso da intolerância, que é o preconceito disfarçado num sorriso ou num aperto de mão. É como se estivéssemos dormindo com o inimigo.

Não bastam leis, pois elas não impedirão que negros sejam chamados de pretos e que homossexuais sejam xingados de veados nas ruas. É preciso um trabalho de re-educação e de formação do indivíduo.

Para alguns, isso pode parecer uma bobagem, mas para milhares de pessoas que estão sofrendo com a intolerância, isso é uma necessidade e uma urgência. Contem comigo! (Léo Áquilla)