quinta-feira, 31 de maio de 2007

A marcha dos estudantes, a UNE e o ´papai´ Lula

Diz a sabedoria popular que cão que ladra não morde. No caso, a UNE ladra. (Ops, UNE ladra?) Melhor dizer que a UNE late. Está em toda a mídia: "UNE promete onda de invasões de reitorias na próxima quarta-feira". (Mas justo na Zeca-feira?)

Esses estudantes biônicos da UNE são mesmo engraçados. Fazem pose de rebeldes mas não largam o osso (e vivem mamando no governo).

Ontem o presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta (PCdoB), minutos após ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, anunciou uma série de invasões de prédios de reitorias de universidades públicas a serem realizadas na próxima quarta-feira, dia 6.

A UNE reivindica do governo (mais) R$ 200 milhões por ano para assistência de "estudantes pobres" das instituições federais de ensino superior. "Muitos estudantes estão chegando às universidades, mas não conseguem concluir o curso por falta de alimentação, transporte e uma política estudantil", disse Petta.

Chamado de "Pettinha" por Lula, o presidente da UNE afirmou que quer uma solução rápida do governo para garantir os estudos dos "estudantes pobres" (cada vez que usam hipócrita e demagogicamente esse termo chega a doer).

"Hoje o Brasil não tem verba específica para isso. Trouxemos uma reivindicação e exigimos que o governo adote uma medida voltada para esses estudantes que têm dificuldades para continuar os estudos", completou o presidente da mamífera UNE.

Mesmo com a cordialidade da audiência, a UNE, lulista de carteirinha (ops! carteirinha?) mantém a decisão de invadir as reitorias na próxima quarta-feira. As invasões não devem passar de um dia. A princípio, a entidade não quer repetir o que ocorre na Universidade de São Paulo, onde estudantes ocupam há um mês o prédio da reitoria.

Ao contrário do que ocorre na USP, onde os manifestantes mantêm uma relação difícil com o governador José Serra (PSDB), a direção da UNE é aliada do Palácio do Planalto. A UNE é uma das entidades que sempre apoiaram o governo petista. A entidade chegou a organizar manifestações, durante os escândalos do mensalão, do propinoduto e do dólar na cueca, para defender o presidente Lula. Em troca, o governo atendeu a uma série de pedidos de liberação de recursos feitos pela entidade.

"Na semana que vem, haverá o dia nacional de mobilização em torno da questão da assistência estudantil, muitas reitorias vão ser ocupadas, muitas manifestações vão acontecer, para exatamente pressionar o governo a adotar uma medida para ajudar os estudantes", disse Petta.

Ou seja, é o choro do filho mimado. Quem não chora não mama, né, Pettinha? Mas esses filhotes do Lula e do PCdoB já não estão meio grandinhos (e supernutridos) para posarem de crianças pobres e desmamadas?

"Bolsa familia para o estudante, bolsa moradia para o estudante, vale-transporte para estudante, vale-coxinha, plano de saúde para o estudante... Assim ninguém vai terminar o curso, sobrevive do vale, já que não tem colocação da mão-de-obra saída da faculdade", afirma Carlos Fernandes, presidente municipal do PPS/SP. "E para a entidade quanto fica? Viva a esmola para o estudante! Viva o Lula! Viva o pai das esmolas!".