Desde ontem, os blogs do estadão.com.br estão regidos por um conjunto de normas que visa estabelecer parâmetros de comportamento nesse espaço virtual.
Segundo o grupo "O Estado de S. Paulo", "a idéia não é limitar a liberdade de interação e de opinião que caracteriza o veículo, e sim construir um ambiente de respeito e de civilidade, para que não haja constrangimento de quem queira participar, ampliando, assim, a quantidade de leitores e enriquecendo e multiplicando os debates".
O selo Responsabilidade Online marca essa iniciativa. Clicando no selo, o usuário tem acesso às normas de conduta digital do portal. Veja aqui.
A medida é uma tendência na internet contra o vandalismo online, que tem se tornado comum na blogosfera. A reação começou a tomar a forma atual quando Tim O’Reilly, um dos maiores especialistas americanos em internet, sugeriu a criação de um “código de ética” para blogs.
Em resumo, O’Reilly diz que é preciso dar um basta no mau comportamento dos comentaristas que, escondidos pelo anonimato, provocam outros participantes e criam um clima de confronto que nada acrescenta ao que se está discutindo.