quarta-feira, 16 de maio de 2007

São Paulo Somos Nós

Não por acaso, este "São Paulo Somos Nós" era o slogan da campanha eleitoral do PPS (coligado ao PSB de Luiza Erundina, tendo Emerson Kapaz como vice) há sete anos, nas eleições municipais de 2000. Também não é coincidência que, em linhas gerais, o que inspirou e propõe o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade (veja abaixo) é também o que originou e o que busca a Conferência da Esquerda Democrática "Caio Prado Jr." (participe), lançada pelo PPS.

A visão destas organizações da sociedade civil que se unem e se mobilizam a partir desta terça-feira (15/5), em São Paulo, é basicamente a mesma que o PPS tem da cidade, que debatemos e apresentamos ao eleitorado paulistano em 2000 e 2004. Compare, por exemplo, a semelhança entre o manifesto do Movimento e o artigo "450 anos. E depois?", publicado em 2004, na ocasião dos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo, em diversos jornais paulistanos.

Uma perquisa do Ibope, feita especialmente para o lançamento do Movimento, apresenta qual é o ideário (expectativas, sonhos e pesadelos) do cidadão de São Paulo hoje em dia. O resultado é bastante revelador e deve nortear o programa de qualquer partido político e/ou candidato às próximas eleições municipais, como inclusive propõe o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade.

Veja aqui a íntegra da pesquisa do Ibope.