terça-feira, 29 de maio de 2007

Ex-mulher é para sempre!

À primeira vista, pode parecer um comentário machista. Mas é um fato concreto na política. Ex-mulher é um componente decisivo nos rumos do país e até do mundo.

Afinal, quem não se lembra do escândalo que foi o envolvimento de Bill Clinton com a ex-estagiária Monica Lewinsky, que desandou a contar detalhes íntimos do "estágio" com o presidente dos EUA na Casa Branca?

Outros casos emblemáticos marcaram a política nacional: O "Pittagate", como ficou conhecido um dos maiores escândalos da administração municipal paulistana, teve seu início quando a ex-primeira-dama Nicéa Camargo decidiu denunciar seu ex-marido, o prefeito Celso Pitta.

A partir das acusações, desencadeou-se uma série de acontecimentos, como o afastamento de Pitta do cargo por 19 dias e o seu processo de impeachment, do qual o prefeito acabou se livrando.

Os reflexos do escândalo refletiram diretamente nas eleições de 2000, quando houve uma renovação de mais da metade dos vereadores.

A publicitária Maria Christina Mendes Caldeira - ex-mulher do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto - foi outra que desencadeou o escândalo com o ex-marido: apresentou na Comissão de Ética que apurava o envolvimento de parlamentares com o "mensalão" uma lista de denúncias que comprovaram conexões entre Costa Neto e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

No depoimento, ela também apontou diálogos que classificou como "suspeitos" entre o ex-marido e o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), relatou um suposto esquema de doações ilegais feitas pelo governo de Taiwan à campanha eleitoral do presidente Lula e sugeriu que o ex-tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, fosse investigado.

Casada durante dois anos com o presidente do PL, e protagonista de uma separação tempestuosa, Maria Christina recheou seu relato com advertências de que não possuía provas: "Tenho coisas que vou lembrando e podem ajudar nas investigações". Deu no que deu: a renúncia do ex para fugir da cassação. E a do bispo, por tabela.

A ex do momento é a jornalista Monica Velloso, que desmentiu por meio do seu advogado o depoimento do senador Renan Calheiros, pai de uma menina de três anos fora do casamento. Assista.