quarta-feira, 23 de maio de 2007

Frevo verde-e-rosa no Rio por R$ 3 milhões em 2008

São as tais coisas difíceis de entender, que saem da cabeça dos políticos e não entram na cabeça do povo: a Mangueira, tradicional escola de samba do carnaval carioca, receberá da Prefeitura do Recife R$ 3 milhões para apresentar em 2008 o enredo "100 anos do Frevo: Recife mandou me chamar".

É isso: em pleno ano eleitoral, o prefeito João Paulo, do PT, reeleito em 2004 no primeiro turno com 56,11% dos votos válidos, vai torrar dinheiro público para aparecer na TV sob alegação de divulgar para o país o centenário do ritmo típico pernambucano.

“Acolhemos aqui a escola mais querida do Rio de Janeiro. Reconhecemos a força da Mangueira para a divulgação da nossa cultura e a importância de estabelecer laços entre o Recife, o Brasil e o mundo”, declarou o prefeito.

No anúncio da parceria, o presidente da escola, Percival Pires, recebeu das mãos do prefeito a bandeira do Recife e também o material para a pesquisa que vai orientar o trabalho do carnavalesco Max Lopes e a criação do samba-enredo.

Em retribuição, Percival Pires entregou a bandeira da Mangueira. “O Brasil e o mundo vão vibrar com o espetáculo que será o Carnaval de 2008, quando vamos levar ao Sambódromo o centenário do Frevo. A Mangueira vai buscar uma grande vitória com a força do povo para exaltar datas tão importantes – os aniversários do ritmo pernambucano e dos 80 anos da verde-e-rosa”, disse o presidente mangueirense.

"Parabenizo o prefeito João Paulo pela sensibilidade em relação à arte. Se eu não fosse carioca e não tivesse o meu trabalho, viria para Recife para fazer Frevo", afirmou o carnavalesco Max Lopes, exagerando no confete.

A última "parceria" entre cariocas e pernambucanos aconteceu domingo: o vascaíno Romário marcou, enfim, o milésimo gol justamente em cima do Sport Club do Recife.

Como diria Magic Paula, ídolo do basquete brasileiro e frasista de primeira, é o tipo de parceria "Caracu". No caso, o prefeito petista entrou com a cara e a coragem. Resta saber o que sobrará aos cidadãos da capital pernambucana.