sexta-feira, 25 de maio de 2007

PPS debate soluções para o lixo em São Paulo

O Diretório Municipal do PPS/SP promoveu, na noite desta quinta-feira, uma reunião para militantes e pré-candidatos a vereador com um diretor da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Odair Luiz Segantini, que proferiu a palestra "LIXO - Soluções para a Cidade de São Paulo".

Foram debatidos os principais problemas da cidade: geração de cerca de 10 mil toneladas diárias de resíduos sólidos; fim da vida útil dos aterros paulistanos; ausência de um programa efetivo de reciclagem; escassez de recursos orçamentários; fraca educação ambiental; e a fragmentação da gestão da limpeza pública em órgãos diversos como a Limpurb (subordinada à Secretaria de Serviços), as Subprefeituras e a Secretaria do Meio Ambiente.

Entre as soluções pontuais para cada um dos problemas mencionados acima, foi ressaltado que deve haver empenho do poder público e comprometimento da população.

Conheça aqui o "Panorama dos Resíduos Solidos no Brasil 2006".

Problema crônico

A coleta e a destinação do lixo são problemas crônicos das grandes cidades. O assunto vem ganhando mais visibilidade em decorrência do proporcional aumento da consciência ambiental do brasileiro. Desde dezembro do ano passado, o secretário de Serviços da Cidade de São Paulo, responsável entre outros setores pela Limpeza Pública, é o deputado federal Dimas Ramalho (PPS). Mas não é de hoje que o partido se preocupa com a questão do lixo.

Vale relembrar uma ampla reportagem sobre o tema, publicada há mais de dez anos. O trabalho do secretário de Comunicação do PPS/SP foi um dos vencedores do "1º Prêmio Abrelpe de Reportagem", da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, com patrocínio da Ford do Brasil.

A matéria "São Paulo: a capital do lixo", publicada no jornal regional "Folha de Vila Prudente", foi a única premiada por São Paulo (ao lado dos jornais “O Globo” e “Estado de Minas”), em 1996.

Infelizmente, pouca coisa mudou nestes dez anos. Leia aqui a reportagem completa.