terça-feira, 29 de maio de 2007

Alexandre Garcia: ´Vida privada se revela na pública´

O jornalista Alexandre Garcia foi direto ao ponto, hoje, no Bom Dia Brasil. Fala da "culpa" que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) alega nunca ter sentido ao responder à pergunta se estava "aliviado" depois do seu pronunciamento. Critica os pares de Renan, da situação e da oposição, que se apressaram em inocentá-lo das acusações, antes mesmo de examinar quaisquer provas ou ouvir a mulher, mãe de uma filha dele, que é pivo do escândalo (pois teria recebido recursos de uma empreiteira), e o amigo que só por coincidência é funcionário dessa mesma empreiteira.

"Parece haver pressa de encerrar o caso", comenta Garcia. "Assunto de empreiteira ou de vida privada parece ser tabu."

"Ontem, depois de pedir desculpas ao Senado e à família, o presidente Renan Calheiros criticou o que considera invasão de sua privacidade. O problema é que quem tem vida pública carrega esse ônus de não ter vida privada. Porque sua vida privada se revela na vida pública. Sua conduta como cidadão, como cumpridor de seus compromissos, como pai, como marido, revela como vai exercer um cargo público."

"É impossível separar uma da outra. Quem mente na vida pessoal não terá pudor em mentir no cargo público. O caráter é um só. A menos que a pessoa tenha duas personalidades, mas aí pode ser um caso de esquizofrenia, que em geral conduz à interdição."

Veja na íntegra o comentário de Alexandre Garcia.