segunda-feira, 19 de maio de 2014

#SomosTodosJumentos: Lula e a "babaquice" no Brasil

Montagem que circula na internet 
Como era de se esperar, repercutiu muito mal a declaração de Lula, de que seria uma "babaquice" exigir transporte de qualidade e que o brasileiro "não tem problema em andar a pé". Se não bastasse, completou no pior estilo lulista: "Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento..."

Os "blogueiros amigos", que são especializados em negar os deslizes petistas e recebem para tanto, correram tentando desmentir as declarações (como todos eles negam o mensalão, por exemplo).

As falas estariam "fora de contexto". Teriam sido "manipuladas" pela imprensa golpista. Coitadinho do bem intencionado Lula. Sempre a velha tática da vitimização. Não cola mais.

Leia a versão da "mídia independente", no site Brasil 247 (e repare: 2 + 4 + 7 = 13), apontando a suposta "mentira" da capa da Folha de S. Paulo: "Babaquice" de Lula ou "babaquice" da Folha?

Sentimos pelo esforço destes jornalistas a serviço do PT, mas não foi mentira. Aliás, essa besteira (literal) de Lula sobre os jumentos não foi a única. Tanto que os apoiadores da campanha do Padilha correram para postar as principais frases deste discurso bestial e antológico (ou quase isso). Leia: Desculpa, mas não dá mais pra levar o PT a sério!

Aqui há outros exemplos do que diz essa confraria de blogueiros e jornalistas amigos, especialmente sobre o mensalão: André SingerLuis NassifPaulo Moreira LeiteRicardo KotschoPaulo Henrique AmorimEmir SaderJosé de AbreuLeonardo BoffBrasil 247ConversaAfiadaCarta MaiorJornal GGNRetrato do BrasilBlog do RovaiBlog do MiroDiário do Centro do MundoMaria FroVIOMUNDOSocialista MorenaRevista FórumCarta Capital.

Talvez os maiores símbolos do atual "shownarlismo" petista sejam Paulo Henrique Amorim, jornalista ex-global que vive para atacar a Globo e dublê de ator, ora interpretando um black bloc, ora um delegado; e José de Abreu, ator global dublê de jornalista, que foi acusado por um ministro do STF de ter "momentos de inconsciência". Aliás, vale relembrar que Amorim (hoje contratado da Record do bispo Edir Macedo) escapou de ir para a cadeia por "atenuante senilidade". São os amigos do PT.

Além da frase da "babaquice", que inspirou o #SomosTodosJumentos (e lembramos da triste realidade do jumento no país), Lula já tinha feito piada com a falta de água e a consequente ameaça de racionamento.

Atacou nominalmente o governador Geraldo Alckmin, defendeu a eleição de Padilha e a reeleição de Dilma. Fez ainda uma espécie de desagravo a Fernando Haddad, que vai mal das pernas, no evento petista que o próprio prefeito patrocinou com dinheiro público.

Leia: Lula faz campanha e ataca oposição em evento de "blogueiros amigos" patrocinado pela Prefeitura de SP.

O jornalista Wilson Roberto Santos, bom sujeito, assessor da Liderança do PT na Câmara de São Paulo, também arrisca uma defesa de Lula

"Chega a ser inacreditável que a mídia tenha pinçado e distorcido uma frase de Lula dessa forma. O ex-presidente disse o seguinte: 'Nós nunca reclamamos de ir a pé (ao estádio). Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. A gente está preocupado? Ah não, porque agora tem que ter metrô até dentro do estádio. Que babaquice que é essa?'.

O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol e que agora estavam cobrando alguma coisa que nunca foi pedida no Brasil. E emendou dizendo que brasileiro, para ver futebol, não mede esforços.

As palavras do ex-presidente, da forma como foram expostas, dão a entender que ele acha que o povo não merece ter estação de metrô dentro de estádio de futebol, o que seria não só uma “babaquice”, mas um desperdício de recursos públicos, pois o povo não vai a estádios todo dia, mas usa metrô todo dia e por certo os locais para construir estações devem ser mais adequados."


Ok, está feito o registro. Cada um interpreta como quiser.

Abaixo, as frases de Lula no Encontro com Blogueiros, publicadas com orgulho pelos apoiadores de Padilha nas redes sociais e marcadas pelas hashtags #‎LULACOMPADILHA‬  ‪#‎PadilhaGovernador‬  ‪#‎DilmaDeNovo‬:

Imagem divulgada por apoiadores de Padilha
"Não vale mais a pena chorar porque o jornal só fala mal de mim. Vamos usar os mecanismos que nos ouvem."

"Nunca imaginei por que chamam vocês de 'blogueiros sujos'; mas a culpa é do Alckmin, por causa da Cantareira!"

"Ah, se Cantareira fosse sob tua responsabilidade, Haddad, puta merda!"

"Haddad, não conheço ninguém que no primeiro ano levou a quantidade de porrada que você tomou. Você acabou com a enchente em São Paulo: esse ano não teve enchente! (risos) Se fosse um deles, a manchete seria: 'Prefeito acabou com a enchente'."

"De 40 anos pra cá, será que ninguém pensou em fazer mais um pouco? Ou eles acham que nordestino que vem morar aqui não bebe água? Cadê o choque de gestão? Choque de gestão quer dizer demissão e corte de salário?"

"Temos que comparar nós com eles. Não tenho medo de comparar nenhuma área com a deles. Não podemos correr do debate!"

"Elegemos o Lula em 2002, aí vem a Dilma, eles pensavam que tinham acabado com ela, quando torturaram ela. Aí vem essa mulher, que vira presidente da República. Quiseram ficar a favor e não colou. Agora estão com medo dela."

Reprodução do twitter com ataques a Paulinho da Força
"Nunca vi tanta violência. Qual é a preocupação? Será que depois da Dilma esse Lula volta? Só tem uma explicação para a virulência, como a do Paulinho (da Força) no Primeiro de Maio."

"Nós vamos usar o dinheiro do petróleo para melhorar a vida do nosso povo!"

"Sinto muito orgulho de ter lutado por esse pais ter o direito de fazer a Copa. Não pensei em dinheiro. O que eu pensei é em um evento dessa magnitude." 

"Eu até pensei que, com um pouquinho mais, a gente pode fazer uma Olimpíada de Inverno, em Garanhuns."

"Em 40 anos de casamento, nunca vi a Marisa chorar. Lá em Copenhague, a gente disputando a Olimpíada com a Espanha… E o Brasil nunca se preparou tão bem! Eu liguei pra casa e pela primeira vez vi a Marisa chorando. A Copa do Mundo é a mesma coisa. Quando o Brasil fez a primeira, o Brasil só exportava café. Se vocês pegarem as críticas feitas ao Maracanã, são as mesmas que fazem hoje."

"Botamos, em Educação e Saúde, R$ 452 bilhões! Claro que precisa mais! Nós fomos o último país a acabar com a Escravidão!"

"O BNDES não pode emprestar dinheiro a clube, mas a empresas que fazem os estádios."

"A Copa é um evento em que milhares de pessoas vão ver esse país como ele é, esse povo que é resultado de uma miscigenação extraordinária. A Copa é um encontro de civilizações."

"A imprensa vai mostrar o Brasil – tem que mostrar o barraco, não pode tirar ninguém da rua, não tem que esconder pobre porque ele é brasileiro como nós!".

Charge de Jean Galvão publicada na Folha de S. Paulo
"Achei fantástico a nossa Presidenta com álbum de figurinha! (Não vai ter Copa?) Passeata de greve? Temos que dar garantia a quem vai ver o jogo! (Vou ter medo?) Tenho medo é que aconteça como o Uruguai em 50… E quem pagou a conta da derrota? Um negro, o goleiro Barbosa. E quem perdeu não foi o Barbosa, foi o time todo!"

"Compare nossa situação com a do G-20: aqui, nós criamos 21 milhões de empregos; o que os tucanos querem é criar desemprego! Porque eles não sabem o que é ficar desempregado, um peão desempregado!"

"O atraso do Brasil na Educação é porque precisou chegar um presidente sem diploma e um vice sem diploma para cuidar da Educação nesse país! Em onze anos fizemos 18 universidades federais – eles , nenhuma!"

Charge de João Montanaro publicada na Folha de S. Paulo
"Eles têm preconceito contra os pobres no ProUni, contra o negro estudando Medicina, Direito, Engenharia: 'Não, eles não nasceram pra isso, não. Eles nasceram para ser pedreiro' (diz a elite). Não, nós nascemos para ser engenheiro!"

“Eu tô lendo a imprensa do mundo e o Brasil está maravilhoso; na imprensa brasileira, o Brasil acabou, disse o Mario Soares; Hoje nós temos milhões de jornalistas (na internet)." 

"Não pensem que isso é censura (regulação da mídia), que é 'esquerdismo'. Ninguém quer censurar ninguém, queremos apenas gritar mais alto 'Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós'. Precisamos entender melhor a nossa relação com esse meio que é a internet (dirige-se nominalmente a Haddad e Padilha)."

"Continuo o mesmo Lulinha paz e amor."