quarta-feira, 14 de maio de 2014

E aí, Haddad? Vai permitir nova invasão na Mooca?

Diante da inoperância do prefeito Fernando Haddad, seguem as ocupações: Nova Palestina, Faixa de Gaza, Copa do Povo... Se o terreno é público ou privado, tanto faz. Se é zona de preservação ambiental, idem. E repare que, quanto mais valorizado, melhor. Deve ser só coincidência, né? (Aham!) Mas há muito$ intere$$e$ em jogo.

O cidadão paulistano está apreensivo: qualquer terreno é passível de ser invadido. Na Mooca, uma área nobre encravada entre as ruas Barão de Monte Santo, Dianópolis, Domingos da Fonseca e Vitoantonio Del Vecchio já está na lista de futuras ocupações do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

Trata-se de uma das raríssimas áreas livres da região, motivo de conflito de vários interesses para sua destinação: Parque para preservação ambiental? Empreendimento imobiliário de alto padrão? Habitação popular? Um misto de tudo isso? Cadê a Prefeitura que não se mexe para atender a reivindicação da maioria? O silêncio é criminoso.

Matéria do repórter Diego Zanchetta sobre as ocupações, no Estado de S. Paulo da semana passada, afirma que os sem-teto já buscam a adesão de famílias para invadir o terreno de quase 100 mil m² na Mooca, que no passado pertenceu à Esso, teve o solo e as águas subterrâneas contaminadas, e há pelo menos uma década é reivindicado pela totalidade da população local para a implantação de um parque (mapa ao lado), próximo do Clube Juventus.

Apesar do apoio declarado do prefeito, de políticos do PT e do secretário do Verde e do Meio Ambiente à intervenção ambiental no Parque da Mooca (região com o pior índice de verde por habitante na cidade), a resposta oficial da Prefeitura é sempre a mesma, para este e para outros parques: falta verba, seja para comprar o terreno, seja para a sua implantação. Aliás, a falta de dinheiro é a desculpa padronizada da gestão petista para tudo o que é incapaz de realizar. Ou seja, tudo mesmo. Não faz nada.


Como bem lembrado pelo jornal Folha de Vila Prudente desta semana: "Aviso aos sem-teto: há mais de 10 anos, este jornal, a comunidade e lideranças locais pleiteiam a construção de um parque público na área, que atualmente pertence a uma grande construtora. Durante todo esse tempo, a resposta da Prefeitura é sempre a mesma: falta verba para comprar o terreno. Se não tem dinheiro para desapropriar para parque, também não tem para moradia popular e nós estamos na frente!"

Leia mais:

SP do PT: Cidade sem direção e sem planejamento

Encontrado o DNA petista nas ocupações em São Paulo

O que está por trás das ocupações em São Paulo?

São Paulo: legitimar o caos ou proteger a vida?

A casa de Haddad, na Rua dos Bobos, número Zero