segunda-feira, 7 de maio de 2007

Tréplica: FHC responde Serra

Começa o terceiro round da emplumada briga de tucanos. De um lado do ringue, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que abriu a polêmica na semana passada, ao criticar a aproximação entre o PSDB e o presidente Lula: "O povo está olhando para nós e dizendo: o que vocês são, peixe ou carne de vaca?"

A réplica foi do governador José Serra, um dos supostos tucanos-aderentes: "Oposição é no Congresso, não é nos Executivos estaduais ou municipais".

Aliás, antes disso, em abril, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, já havia dado um importante "ensinamento" a seus pares: "Fazer oposição não é xingar, não é gritar, não é ameaçar". Frase proferida depois de se reunir amigavelmente por uma hora e meia com Lula no palácio.

A tréplica de FHC veio hoje no final do seu artigo mensal: "O povo cansou de ouvir os políticos. A oposição não pode se restringir ao Congresso Nacional. A política contemporânea requer a combinação da mídia com a ação direta. Não para inculcar nos ouvidos do cidadão a lengalenga que ele não quer mais ouvir, mas para escutar onde o calo aperta e redescobrir o que fazer, juntando-nos às múltiplas percepções e ações que ocorrem na sociedade."