quarta-feira, 27 de junho de 2007

Lula permanece antiaderente à sujeira da política

A nova Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, em Brasília, pela Confederação Nacional do Transporte, mostra que 47,5% da população aprova o governo Lula, enquanto 64% avalia positivamente o próprio Lula. Confirmação óbvia: Lula continua sendo maior que o PT, o governo e todo esse mar de lama da política nacional.

Por outro lado, 14% dos entrevistados avaliam negativamente o governo, enquanto 29,8% desaprovam Lula. É um "ame ou odeie", numa proporção de quase dois amores para um ódio.

Segundo a pesquisa, os índices de aprovação do governo e do Presidente da República mantêm-se em razão do desempenho da economia, da geração de emprego e de renda e dos programas sociais.

Recuperação na Economia

Dos entrevistados, 47,5% consideram que a política econômica do governo tem sido conduzida de forma adequada e 40,6% a entendem como inadequada. Em agosto de 2006, os índices eram, respectivamente, 36,0% e 46,3%.

Reforma desconhecida

A Reforma Política - que está sendo discutida pelo Congresso Nacional – é conhecida por apenas 46,8% dos entrevistados, enquanto 51,5% desconhecem o assunto.

Sobre o financiamento público de campanhas eleitorais, só 18,7% se dizem a favor e 75,2% são contra.

O voto em lista é aprovado por menos gente ainda: 16,5%, diante de 74% contrários.

Preferência partidária

A Pesquisa CNT/Sensus também quis saber a preferência partidária do brasileiro: o PT ficou com 10,0%; o PMDB, com 4,7% e o PSDB, com 3,6%.

Veja aqui a pesquisa na íntegra.