terça-feira, 19 de junho de 2007

A reencarnação de Dona Solange, rainha da tesoura

Dona Solange é quase um mito. Assim ficou conhecida uma das censoras mais famosas dos tempos da ditadura, Solange Maria Teixeira Hernandes. Pensava-se que a censura prévia tinha ficado perdida no ralo da história, mas o governo Lula conseguiu ressuscitá-la.

Dona Solange ressurge agora na pele de José Eduardo Elias Romão, advogado de apenas 33 anos.

Quem esse sujeito pensa que é para, em nome do Estado, dizer previamente o que eu posso ou não posso assistir na TV da minha casa? Porteiro do céu? Deus? Jesus? A julgar pela sigla do órgão, um misto disso tudo: Romão é diretor do Dejus (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça). Dejus???? Ora, ora...

Nesta quarta-feira, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, deve entrar com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal contra a portaria do governo que determina a classificação prévia dos programas de TV e define os horários adequados de exibição.

A nova Dona Solange argumenta que seu departamento não tem nenhum poder de policiar, tampouco de punir, só de monitorar. Segundo o Dejus Superstar, "quando constata uma violação, encaminha ao Ministério Público, que decide se vai ou não à Justiça, com ampla possibilidade de participação das emissoras de TV". Sei.

Sucrilhos

Romão debocha do bom senso dos cidadãos e ridiculariza a (ir)responsabilidade dos empresários do setor de comunicação. Segundo ele, a auto-regulamentação já foi tentada, mas fracassou por culpa das próprias emissoras. Daí a justificativa para o Estado-pai-de-todos fazer a censura prévia.

O diretor do Dejus diz ainda que gostaria que as redes fizessem como os fabricantes de cereais: "O que tento é convencer as emissoras de fazer da classificação indicativa um valor agregado do seu produto, como os cereais fazem com a informação nutricional".

É bom lembrar ainda que uma das análises do órgão aponta, por exemplo, que o desenho das "Meninas Superpoderosas" não é recomendado para crianças "porque elas se reúnem num shopping e isso estimula o consumismo".

Depois do "Ponto G" do Lula, do "relaxa e goza" da Marta, do "arruma dois pau pra eu" do Vavá, agora a reencarnação da Dona Solange vem comparar TV com sucrilhos e proibir um desenho animado que retrata um shopping center.

Meu Dejus!!! Perdoai-os, eles não sabem o que dizem.