segunda-feira, 2 de abril de 2007

Toma-lá-dá-cá continua, diz Jefferson

Em fase de Mãe Dinah, o deputado cassado Roberto Jefferson, presidente do PTB, reapareceu nas páginas da IstoÉ fazendo uma previsão bombástica: "Um novo mensalão vai explodir".

Ao denunciar o mensalão, em junho de 2005, Jefferson diz ter ajudado Lula a "se libertar do PT". Segundo ele, seu ato tirou o presidente "daquela gaiola construída em torno dele pelo José Dirceu, pelo Palocci, pelo Delúbio, pelo Gushiken". Para Jefferson, Lula era refém desse grupo.

"Passava a impressão de que não queria governar, que tinha transferido essa tarefa ao primeiro-ministro Dirceu, o governante de fato. Enquanto isso, ele passeava no Aerolula pelo mundo. Isso acabou. Hoje, Lula conversa com todos, é um homem livre e está trabalhando", opina Roberto Jefferson.

"O PTB de ontem não é diferente do PR de hoje. Nós fizemos 22 deputados na eleição de 2002 e chegamos a 55. Como? Com as facilidades que tivemos com José Dirceu na Casa Civil. Com toma-lá-dá-cá. Toma aqui uma estatalzinha, toma um carguinho. Resolve aqui esse interesse. O PTB chegou a 55 deputados assim. Não foi um crescimento em torno de um projeto. Era o Delúbio pagando conta de campanha. Era Correios, Infraero, DNIT. Foi um erro grave. Deu no que deu. Era esse jogo. Não era um jogo republicano. Esses é que são os vícios que estão sendo repetidos agora. A base de apoio do governo não se construiu em torno de um projeto político para o País."