terça-feira, 17 de abril de 2007

Serra e Aécio: união estratégica com Lula

Os governadores tucanos de São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, confirmaram o que todo mundo já sabia: defendem o fim da reeleição e a adoção de um mandato de cinco anos para os cargos do Executivo. Igualzinho ao presidente Lula.

"Sou favorável a um mandato de cinco anos sem reeleição. Me parece o mais próximo das nossas tradições republicanas e melhor ao País. Mas essa é uma decisão que será travada no Congresso Nacional", disse Aécio, após um encontro com líderes tucanos no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.

A conta de todos eles é muito simples: Lula não disputa a reeleição em 2010, abre caminho para o tucano que se viabilizar (Serra ou Aécio) e tenta retornar em 2015. Serra, o mais velho dos três, trabalha com a certeza de ser o presidenciável tucano, recebendo o apoio de Aécio (e retribuindo em 2015), mas adotando uma política de boa vizinhança com Lula (a quem pouparia das críticas mais duras desde já para receber tratamento idêntico na campanha eleitoral daqui a três anos).