sexta-feira, 6 de abril de 2007

Lula quer pacto com Chaves... (ops! Chávez)

Mesmo sabendo que não dá pra levar a sério esse governo, percebemos que alguma coisa estava errada quando a imprensa noticiou que Lula quer fazer um pacto com Chaves. Ainda mais sobre álcool... Ora, é Chávez, o venezuelano. Não Chaves, o mexicano.

Ainda assim, a notícia parece piada. O presidente brasileiro tentará convencer (oh! tarefa ingrata) o venezuelano de que a produção do etanol na região favorece o Meio Ambiente e gera empregos.

O tema será discutido na cúpula energética da América do Sul, que será realizada na Venezuela daqui a dez dias. O álcool (e a parceria entre os camaradas Lula e Geoge Bush) vem sendo alvo de duríssimos ataques de Hugo Chávez e Fidel Castro.

Chávez e Fidel entendem que a extensão de cultivos que geram biocombustíveis pode levar à fome no mundo, porque invade áreas hoje usadas para plantar alimentos.

O governo brasileiro acha (sem muita convicção) o argumento despropositado, mas quer dizer isso sem parecer agressivo.

É importante lembrar que, além da suposta preocupação ambiental de Chávez, está o interesse econômico. A Venezuela é grande produtora de petróleo, e da venda deste combustível fóssil depende a sua sobrevivência econômica.

Mas Lula não dirá isso para não melindrar os parceiros esquerdistas, que já andam espantados com a parceria dele com Bush, inimigo-mor dos "ditadores do bem".