terça-feira, 3 de abril de 2007

O PPS e a neutralização do carbono

A idéia surgiu na semana passada, na conversa entre a jornalista Flávia Lippi, que há 15 anos apresenta o programa Repórter Eco, na TV Cultura, e o presidente nacional do PPS, Roberto Freire.

A "neutralização do carbono" é uma medida simples para que cada um de nós possamos fazer a nossa parte na redução dos efeitos nocivos do aquecimento global.

Calcular o quanto se emite de gases causadores do efeito estufa em cada atividade do nosso dia-a-dia é só uma parte desta matemática verde. É preciso também chegar ao seguinte resultado: quantas árvores precisam ser plantadas para absorver o gás carbônico (CO2) emitido.

Existe até um cálculo padrão: para cada 180 quilos de gás carbônico é necessário plantar uma árvore. A idéia, na medida do possível, é reproduzir a vegetação nativa de determinada área, além de absorver o carbono da atmosfera, contribuindo globalmente para a redução do efeito estufa.

As ações pioneiras desta "neutralizaçao do carbono" são realizadas principalmente na Mata Atlântica. A proposta do PPS é viabilizar iniciativa semelhante no semi-árido nordestino e recuperar a vegetação das caatingas, para reverter o processo de transformação desta região em um deserto, pelo efeito estufa.

Flávia Lippi mencionou, por exemplo, a ONG Iniciativa Verde, organização que presta serviço na área de neutralização de carbono, ou seja, calcula a emissão, a quantidade de árvores a ser plantada para absorver o impacto da atividade e faz o reflorestamento. Em um ano a ONG plantou cerca de 20 mil mudas em área de preservação permanente de mata ciliar (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais), no interior de São Paulo.

Quem quiser ter uma referência da quantidade que emite de gás carbônico pode entrar no site da ONG, clicar na calculadora de CO2 e obter o resultado a partir de algumas informações básicas (quanto consome por mês de energia elétrica, gás de cozinha, combustível do carro e até quantas viagens de avião faz por ano).

A emissão anual do autor do Blog do PPS/SP, por exemplo, é de 1,9 toneladas de CO2. A ONG Iniciativa Verde recomenda que 13 árvores sejam plantadas em 2007 para atenuar os danos causados ao Meio Ambiente com este trabalho. Pois então, vamos lá!

Leia mais aqui sobre o semi-árido nordestino.

Veja também a agenda do PPS/SP para o Meio Ambiente.