quarta-feira, 4 de abril de 2007

Casal 20% e o massacre do Serra elétrico

Criada pelo romancista Sidney Sheldon, a série de TV Casal 20 fez enorme sucesso nos anos 80, estrelada por Robert Wagner e Stephanie Powers, como Jonathan e Jennifer Hart, um casal incrivelmente rico que parecia estar sempre no meio de uma exótica mistura de mistério, intriga e aventura.

Impressionante como os deputados cassados José Dirceu e Roberto Jefferson se assemelham ao Casal 20. Dois lados da mesma moeda no episódio do mensalão, hoje titulares de dois dos blogs mais lidos da Internet, ressurgem em versão atualizada e formam uma espécie de Casal 20% (na era da corrupção).

Não é raro que nossos Robert Jefferson e Dirceu Powers disparem seus petardos virtuais contra o mesmo alvo. O "eleito" de ontem foi o governador de São Paulo, José Serra.

Não deixa de ser irônica, também, a união (involuntária?) dos dois ex-caciques do lulismo na Câmara. Ambos tiveram os mandatos cassados após a denúncia passional de Jefferson contra Dirceu, que supostamente criou e administrava o mensalão.

O ataque orquestrado contra Serra surgiu em resposta às eletrizantes declarações do tucano, que criticou ambientalistas ("defensores do meio ambiente são excelentes no discurso, mas ruins na prática") e o prefeito Elói Pietá (PT), de Guarulhos, por ter firmado um inusitado acordo para parar de poluir o Rio Tietê somente em 2030 ("maluco, absurdo").

Leia o post do blog do Jefferson: O governador de São Paulo, José Serra, possui o senso de oportunidade do abutre. Sempre que tem uma crise, ele vem no seu vôo de urubu-rei. E abre, com suas garras poderosas e bico afiado, o couro da carniça que causa náuseas à opinião pública no momento. Seu alimento, ontem, foi a questão ambiental. Atacou os ambientalistas, ao dizer que são "excelentes no discurso", mas "muito ruins na prática". Mas é o governo que, antes de todos, tem mais poder para agir, mais força para mudar o cotidiano. Que triste papel o do governador. A sociedade, Serra, reconhece o trabalho sanitário dos abutres, mas não gosta deles. Não os tem em casa como animais de estimação no convívio da família. Lembre-se do provérbio: cria o corvo, que ele te comerá os olhos.

Veja o post do blog do Dirceu: José Serra vai governando São Paulo impunemente. Fala o que quer, faz o que quer, e nossa mídia nada. Agora ataca o prefeito de Guarulhos, que fez um Termo de Ajustamento de Conduta para despoluir o Rio Tietê, na região da sua cidade. Serra diz que é um absurdo esperar 23 anos para isso. Ou seja, aprendeu a criar factóides com César Maia. É evidente que o prazo não quer dizer que o rio só ficará despoluído em 2030. É só o Estado cumprir suas obrigações, o que não tem feito. Na própria matéria da Folha ("Serra critica ambientalistas e prefeito do PT"), fica claro que Guarulhos não recebeu recursos do Estado, que busca recursos desde 2001, e nada. Ou seja, o governador critica, mas não faz a sua parte. Sai de baixo. Os tucanos estão voando baixinho, baixinho...