quinta-feira, 5 de abril de 2007

Aniversário do mensalão: festa da impunidade

Há exatamente um ano, a CPI dos Correios concluiu as investigações sobre o mensalão no Governo Lula.

Nestes 365 dias, ninguém foi preso e nenhum dos 40 denunciados pela Procuradoria Geral da República sequer virou réu de alguma ação na Justiça.

Em outubro de 2005, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, acusado de ser o principal operador do mensalão, disse que o escândalo viraria uma "piada de salão".

"Se as coisas continuarem no estágio em que estão, em pouco tempo a profecia de Delúbio se confirmará", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), ex-sub-relator da CPI.

Uma semana antes do encerramento da CPI, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciou ao Supremo Tribunal Federal 40 pessoas envolvidas no caso sob acusação de integrarem uma "organização criminosa". Ou seja, nominou os 40 ladrões, apesar de Ali Babá garantir que não sabia de nada.

A lista de denunciados inclui figuras centrais do escândalo, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e os ex-dirigentes do PT José Genoíno, Silvio Pereira e Delúbio Soares, além do publicitário Marcos Valério.

A denúncia só se transformará em ação penal se o Supremo Tribunal Federal entender que as acusações têm fundamento. O STF, porém, ainda não analisou o caso. Assim, os denunciados não respondem até agora a nenhum processo.