sexta-feira, 20 de abril de 2007

Fritada de tucanos com Lula à dore

Quer dizer então que o tucano Tasso Jereissati (na foto ao lado) ficou batendo papo animadamente com o presidente Lula por uma hora e meia? E na saída ainda nos ensinou que o papel da oposição "não é xingar, não é gritar, não é ameaçar"?

Tasso Jereissati é aquele que, mesmo presidente do PSDB, com José Serra e Aécio Neves candidatíssimos, disse que seu presidenciável é Ciro Gomes (PSB)? Ah, tá bom. Só pra entender.

Diz-se que na reunião Lula e Tasso definiram a estratégia de votar na reforma política os pontos de consenso entre governo e oposição, como o fim da reeleição e a ampliação do mandato presidencial para cinco anos.

Discutiram também a prorrogação da CPMF e da DRU (Desvinculação de Receitas da União), além de projetos sobre a Sudam e a Sudene. Sobre CPI do Apagão Aéreo, segundo Tasso, Lula disse: "Eu respeito a posição da oposição de instalar a CPI".

"Demonstra um certo momento de maior maturidade na democracia do país quando a gente pode dialogar", disse Tasso, após a reunião. "Fazer oposição é estar contra nos momentos certos naquilo que a oposição não concorda".

Ainda segundo o senador cearense, a oposição tem amolecido com o governo: "Até que não está acirrada. O governo neste ano tem levado uma vida tranqüila".

Lula falou de sua relação com Mário Covas (morto em 2001), José Serra, Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mencionou sua "admiração" e "respeito" por FHC. Tasso disse que não conseguiu avisar FHC da visita porque ele estava viajando, mas minimizou uma reação negativa do ex-presidente à reunião: "Quando ele era presidente não convidava os outros para conversar?"

No sábado, FHC descartou o diálogo do PSDB com o governo: "Como é que vamos dialogar se o presidente todo dia me ataca à toa, sem mais nem menos? Então ele não quer diálogo nenhum, quer é tirar proveito".

LULA À DORE

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora e meia

Ingredientes:

- 1 kg de lula limpa
- 3 dentes de alho amassados
- Suco de 2 limões
- Sal e pimenta-do-reino
- Farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- Óleo para fritar

MODO DE PREPARO

- Corte os tentáculos das lulas em rodelas e a cabeça em iscas
de mais ou menos 1 cm. Tempere com o alho, o suco de limão,
sal e pimenta-do-reino. Deixar tomar gosto por 1 hora. Escorra os
pedaços de lula, passe pela farinha de trigo e depois pelo ovo batido.
Frite em óleo bem quente até que fique rosado. Escorra sobre
papel absorvente e sirva, com fatias de limão.

"Para fazer à milanesa passe as rodelas de lula primeiro no ovo
batido e depois na farinha de rosca."


PS. Ops! O tucano da foto me pareceu meio estranho...