terça-feira, 3 de abril de 2007

Ilha de Deus: terra cercada de esgoto

Um em cada seis habitantes da Terra tem dificuldade de acesso à água tratada. Um mal que não poupa também as grandes cidades brasileiras.

A série “Planeta Água”, do programa Fantástico, da Rede Globo, contou neste domingo a história de uma comunidade do Recife (PE) conhecida como Ilha de Deus, onde parte dos moradores não tem água encanada; e a parte que tem, consome água de má qualidade, misturada à água suja do manguezal poluído pelo esgoto.

“Você imagina, em pleno século 20, em uma cidade como Recife, que é uma grande metrópole, vivermos sem água. Imagina. Nós estamos no centro da cidade. Estamos perto do aeroporto, da Praia de Boa Viagem. O centro da cidade de Recife está bem perto e, no entanto, nós estamos sem acesso a esse bem, que é a água”, denuncia o líder comunitário Josías Pedro da Silva.

Josías mora em um canto da Ilha de Deus em que água encanada não chega. Ele vive com a mãe, Berenice Vitorino da Silva. “É difícil, muito difícil viver sem água. A água que temos é a da chuva, quando chove, para tomar banho, para cozinhar. Para beber, mando buscar lá na frente. Isso quando tem, porque, muitas vezes, não tem água. Sempre falta”, conta Berenice, de 68 anos.

Toda ilha é, por definição, cercada de água. A água que cerca a Ilha de Deus, porém, é podre. As borbulhas, que são visíveis no espelho de água, são provocadas pelo esgoto despejado sem tratamento.

Os netos de dona Berenice moram na parte privilegiada da ilha, lá onde a água chega pelo cano. Só que a água que eles recebem em casa muitas vezes se mistura com a água podre. Os canos de água tratada passam no meio do esgoto.

“Quando o cano quebra, a água do esgoto passa. Ai fica água do esgoto com a água da torneira. Aí não pode beber. Se beber, dá doença”, conta um dos netos de Berenice.

Um estudo feito em favelas de Belo Horizonte mostrou que a implantação de saneamento e abastecimento de água em uma comunidade pode reduzir em 80% os casos de diarréia e diminuir em 46% a desnutrição crônica.

Esta é mais uma cruel demonstração de que os danos ao Meio Ambiente atingem toda a população mundial. Não é demagogia dizer que precisamos consertar os estragos causados pelo Homem à Natureza, antes que seja tarde demais.

Assista aqui a reportagem completa do Fantástico.