segunda-feira, 16 de abril de 2007

Que bicho vai dar no país do Carnaval?

Nem o Carnaval é levado a sério no país. Com absolutamente todas as instituições brasileiras sob suspeita, da polícia à política, da igreja à justiça, os dois principais produtos nacionais, o futebol e o carnaval, não poderiam ficar de fora.

Pois a Polícia Federal anunciou ontem que vê indícios de manipulação no carnaval do Rio, onde a Beija-Flor é a atual campeã - depois de um tricampeonato (2003/04/05), quatro vice seguidos (1999 a 2002) e um primeiro lugar em 1998 (após ter passado 14 anos sem ganhar um título).

O delegado Emanuel Henrique Oliveira, que participa da investigação de um esquema de exploração de jogo ilegal, corrupção, lavagem de dinheiro e venda de decisões judiciais a bicheiros e donos de casas de bingo e máquinas de caça-níqueis, afirmou haver indícios de que o resultado do carnaval carioca possa ter sido fraudado.

Aniz Abraão David, o Anísio, presidente de honra da escola Beija-Flor (na foto com o atual presidente, Farid Abraão David) , está entre as 25 pessoas presas pela PF na última sexta-feira (13).

Também foi preso o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Ailton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães.

"Esse grupo, mais do que uma organização criminosa, é um grupo mafioso, que tem a audácia, que demonstra poder, que faz questão de demonstrar o poder interferindo no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e até no resultado do carnaval do Rio de Janeiro", declarou Olivera em entrevista que o programa "Fantástico" levou ao ar neste domingo. "Há indícios de que esse resultado foi manipulado pelo Anísio".

Não é novidade que as escolas de samba do Rio de Janeiro são controladas pelos bicheiros. Em maio de 1993, a Justiça condenou 13 grandes bicheiros do Rio por formação de quadrilha, numa atuação destacada da juíza Denise Frossard (hoje liderança expressiva do PPS).

Em São Paulo não é muito diferente. A Mocidade Alegre, presidida por Solange Bichara, é a atual campeã (foi também em 2004, seguida pelo bicampeonato da Império da Casa Verde em 2005 e 2006). Ambas são controladas por famílias que supostamente teriam ligação com o jogo do bicho.

A Império da Casa Verde foi fundada pelo bicheiro Francisco Plumari, o Chico da Ronda, assassinado em 2003, e é presidida por Luciana Plumari, sua filha. No ano passado, a polícia começou a investigar se a escola recebia dinheiro da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).