quinta-feira, 19 de abril de 2007

Genoíno e Delúbio: os companheiros réus

Os petistas José Genoíno, deputado federal e ex-presidente do partido, Delúbio Soares , ex-tesoureiro, e o empresário Marcos Valério, acusado de operar o esquema, viraram, enfim, réus no STF. Eles respondem a processo por envolvimento no escândalo do mensalão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta quarta-feira a primeira ação penal relacionada ao esquema revelado em junho de 2005, após denúncia do deputado cassado Roberto Jefferson, atual presidente do PTB. Segundo ele, parlamentares receberiam dinheiro para votar projetos favoráveis ao governo Lula.

O deputado José Genoíno , ex-presidente nacional do PT, nega envolvimento com o esquema do mensalão e diz que os empréstimos tomados pelo partido no Banco Rural são legais.

“Estão registrados na prestação de contas do PT e no TSE”, afirma. Segundo ele, o dinheiro foi usado para despesas do partido, como conferências e viagens, em fevereiro e março de 2003.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, afirma que o episódio "é antigo". "Os fatos narrados nesse procedimento já constam da denúncia do procurador geral no inquérito 2245, que é chamado de inquérito do mensalão. A única novidade, em relação à denúncia anterior, foi a inclusão de diretores do BMG", declarou.

Boa defesa essa: a denúncia não é mentirosa. Não é leviana. É só antiga.

O processo é baseado no inquérito 2461, cujo conteúdo está sob segredo de Justiça e que está sendo reautuado como ação penal, de acordo com o STF. A investigação teve início na Justiça de Minas Gerais, que aceitou a denúncia e determinou a abertura da ação penal. Outros oito diretores do banco BMG e da agência SMPB, de Valério, também são réus. Instaurado na primeira instância, o processo foi remetido ao STF porque Genoíno foi eleito deputado federal no ano passado, ganhou assim foro privilegiado.

De acordo com imprensa do STF, o ministro Joaquim Barbosa analisará até o fim deste semestre o principal inquérito do mensalão, o de número 2245, que decidirá se 40 denunciados pelo Ministério Público Federal deverão responder a uma ação penal. Um outro inquérito sobre o caso mensalão está em andamento no STF, o de número 2280.

Como está na moda entre as "autoridades", de políticos a promotores e juízes, estão aí os números para uma fezinha no bicho.