segunda-feira, 23 de abril de 2007

Beijo na boca é coisa do passado...

O governo lançou ontem, no Rio, a nova campanha de vacinação dos idosos contra a gripe com uma cena insólita: um beijo da centenária atriz Dercy Gonçalves na boca do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A campanha começa hoje, dia 23, e vai até o dia 4 de maio, devendo vacinar mais de 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

“A população da terceira idade vem crescendo muito e isso aumenta a responsabilidade do nosso sistema de saúde. Queremos reduzir as complicações originárias da gripe, como a pneumonia, que é a terceira causa de morte entre idosos no Brasil”, disse Temporão, que investiu R$ 150 milhões na campanha pela vacina, pela primeira vez produzida inteiramente pelo Instituto Butantã, em São Paulo.

Caderneta de saúde para idosos

Junto com o lançamento da campanha, foram apresentados também a caderneta de saúde da pessoa idosa, semelhante à carteirinha de vacinação usada para crianças, e o Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde, com dicas técnicas sobre a saúde na terceira idade, para ser distribuído a profissionais da área.