sexta-feira, 13 de abril de 2007

Kassab e uma vírgula mal colocada

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL), participou ao vivo nesta manhã, por cerca de 15 minutos, do Programa Mais Você, na Globo, com Ana Maria Braga.

Elogiado por Ana Maria pelo projeto "Cidade Limpa", que mexe com a rotina da cidade por exigir a alteração das fachadas de todo o comércio paulistano e reduziu a quantidade de placas e outdoors, o prefeito teve oportunidade ainda de responder as críticas sobre outra medida: o combate à "poluição sonora" nas feiras livres, ou seja, a proibição dos feirantes gritarem para atrair a clientela.

"Olha a melancia, dona Maria; olha a banana, dona Ana; moça bonita não paga mas também não leva!"

Segundo Kassab, ele jamais teve intenção de restringir os berros dos feirantes. "Minha assessoria técnica esclareceu que uma vírgula mal colocada gerou essa interpretação equivocada do decreto", argumentou o prefeito. Assista.


Feira muda e feirante na moda

Em vigor desde o dia 6 de abril, o decreto 48.172 do prefeito Gilberto Kassab (publicado em 6/3) impõe novas regras ao funcionamento das feiras. Uma delas, a mais polêmica, proíbe que os feirantes gritem ao oferecer seus produtos.

O decreto também estabelece mudanças em relação ao horário de funcionamento. As bancas devem ser montadas a partir das 6h, alterando uma rotina de quase 20 anos, quando os feirantes montavam suas barracas de madrugada, e devem funcionar das 7h30 às 13h30.

Os feirantes também serão obrigados a aposentar o jornal velho para embrulhar banana e peixe, além de vestir roupas e uniformes combinando a cor com o tipo de mercadoria vendida. O vendedor de ovos, por exemplo, terá o toldo da barraca listrado de amarelo e branco combinando com roupas amarelas. O tamanho das barracas também será de acordo com o produto. O pastel só poderá ser vendido em uma banca de 4 metros quadrados.

Veja o polêmico nono ítem do artigo 26 do decreto, que estabelece o que fica proibido ao feirante, e tente encontrar a suposta vírgula da discórdia:

IX - utilizar aparelhos sonoros durante o período de comercialização, bem como apregoar as mercadorias em volume de voz que cause incômodo aos usuários da feira e aos moradores do local;

Ou seja, apesar de não existir a tal vírgula mal colocada, ela motivará a republicação do decreto, no Diário Oficial que circula na próxima segunda-feira (com data de sábado). As novas regras valem para o funcionamento das 866 feiras livres cadastradas na cidade.