quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Soninha elabora programa do PPS para as cidades

Desde o seu mais recente Congresso Nacional, realizado em 2009, no Rio de Janeiro, o PPS instituiu uma comissão programática para analisar a conjuntura política do país e estabelecer algumas diretrizes e propostas unificadas do partido para as eleições de 2010.

A ex-vereadora e atual subprefeita da Lapa, Soninha Francine, é responsável pelo tema Igualdade (Políticas Urbanas), que reunirá um extenso e rico material elaborado desde a campanha à Prefeitura de São Paulo em 2008 (no vídeo acima você revê a abertura da propaganda do PPS), atualizado com novos dados e propostas agregadas de militantes e especialistas nas mais diversas áreas relacionadas.

A idéia é incorporar o tema das cidades como referência central da proposta programática do PPS. A premissa é a de que o processo de concentração urbana coloca nas cidades a maioria da população, gerando enormes pressões sobre a gestão pública em todas as suas dimensões concretas: mobilidade, uso e ocupação do solo, segurança pública, educação, saúde, emprego, cultura, qualidade de vida, meio ambiente, gestão participativa etc.

Há três eixos principais no programa nacional do PPS (Nova Economia, A Democracia e o Estado e a Questão da Igualdade), com o tema das cidades (e as políticas urbanas) permeando todos eles.

Serão produzidos, ainda no primeiro trimestre de 2010, três seminários sobre os temas escolhidos. A questão da Igualdade (Políticas Urbanas) tem o seu seminário agendado para 26 de março, na Câmara Municipal de São Paulo.

Até lá, serão discutidas e apresentadas propostas sobre todas as áreas vinculadas ao tema nos sites e blogs do partido. A participação será aberta a todos os interessados.