segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PT, a farsa: dos presos políticos aos políticos presos

Parafraseando Karl Marx, a história original daquele PT oposicionista e ideológico dos anos 80 revelou-se uma tragédia no governo e se repete agora como farsa na hora da execução das prisões do mensalão.

Figuras emblemáticas da luta contra a ditadura terminam a vida tristemente: de presos políticos, quase heróis, se transformam em políticos presos comuns.

Nem os gestos calculados, midiáticos, planejados pelo marketing e saudados pela dúzia de amigos, militantes e milicianos virtuais que restaram para compor a claque, são capazes de distorcer a realidade: eles não são mártires da esquerda e da democracia. São, isto sim, delinquentes e criminosos. Julgados e punidos como merecem, seguindo princípios republicanos.

Verdade seja dita: braço direito (e cérebro) de Lula, o ex-ministro José Dirceu, o deputado e ex-presidente do PT José Genoíno, e o ex-tesoureiro Delúbio Soares não devem ser os maiores bandidos da política. Mas são, certamente, os que mais frustraram e traíram os ideais e a esperança de quem os seguia confiante neste PT que se provou uma farsa.

A nota oficial do partido contra as condenações é um "descalabro" (para usar a palavra da moda na Prefeitura corruPTa de Haddad), um atentado (mais um) contra a independência e a autonomia dos Três Poderes.

Mas nada que surpreenda vindo do reeleito presidente do PT, deputado Rui Falcão, símbolo deste "novo" PT, que parece satisfeito por ter trocado a política de quadros pela política das grades, o partido de massas pelo partido da mão na massa.

Não é por acaso o baixíssimo quórum registrado nas eleições internas do PT, nem a queda nas pesquisas de avaliação do governo ou a progressão geométrica do descrédito da população na política e nos políticos em geral. O PT trocou antigos formuladores ideológicos por operadores pragmáticos.

Saíram Hélio Bicudo, Plinio de Arruda Sampaio, Luiza Erundina, Marina Silva, Fernando Gabeira, Heloísa Helena, Chico Alencar, Ivan Valente, Cristóvam Buarque, entre outros, enquanto ex-inimigos se tornaram cúmplices e aliados. E a lista aí também é infindável: Collor, Sarney, Maluf, Renan, Jáder, Delfim, Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e toda a corja fisiológica da coalizão "lulopetista".

Aí, para enfrentar a cegueira política dos que insistem em acusar a justa punição aos mensaleiros como um "golpe da direita", das "elites" ou da "imprensa golpista", se eles não enxergam - por ignorância ou má fé - que essa corja faz parte do seu próprio governo, resta apenas a complacência ou o escracho.

Vamos reproduzir alguns tweets do @23pps:

A TV mostrou tanta gente de bem PRESA injustamente neste feriadão... NO TRÂNSITO! Quanto aos políticos corruPTos, cadeia neles!!! Justiça!!!

"Viva o PT" e "Chupa, Imprensa". Faz sentido alguém gritar isso enquanto José Dirceu e Genoíno posam como mártires? Petistas nunca aprendem!

O punho cerrado dos petistas contrasta com a mão aberta no mensalão. E a capa do Genoíno? Pelo menos é mais prática que a cueca com dólares!

: Sou inocente e fui condenado sem provas, diz José Dirceu ” Já está adaptado: é discurso de cadeieiro!

Lula telefona a condenados e diz estamos juntos ” Juntos, pero no mucho. Deveriam dividir a mesma cela!

Uma imagem vale mais que 1000 palavras link” Ou: Como ignorar a realidade sendo tosco!

: Como faço pra me filiar ao PT?” Passe no presídio mais próximo. Um "preso político" endossará sua ficha.

: Carros deixam casa de José Dirceu em Vinhedo após ordem de prisão ” Próxima caravana do PT é de camburão

: Mensaleiros irão para Brasília no mesmo avião ” Quem pensou besteira por um momento levanta a mão!

: Genoino: "Considero-me preso político" - ” Mas ele é um político preso! Tomara, o 1º de muitos!

E, pra variar, Lula sumiu!” Ele, que nunca sabe de nada, nem deve saber que resta ao PT somente disputar com o PCC o poder na cadeia

"Genoino é o primeiro preso da ditadura do PiG"” Como um "jornalista" como gagAmorim pode ser patrocinado com R$ do Estado?

Barbosa se vinga de Lula e manda prender no feriado link ” Vendido ou só idiota?

O risível e revelador ato falho da vereadora : momento "colorido" das prisões. Verdade! Viva a República!

Não adianta corrigir o ato falho, vereadora . É de verdade um momento COLORIDO por um Brasil mais justo!

: PT: 'execução imediata das penas é casuísmo' ” Casuísmo é se considerar acima da Lei e da Justiça!

: Não confundir Judiciário com Justiça.” Bandido de qualquer espécie tem que ir para a cadeia, queiram ou não os petistas!

Mensaleiros sendo presos e a falando em combate à corrupção no twitter” Vai esperar o que? Vale "fazer o diabo" :-(

Leia também:

Os 124 anos da República e as ameaças à Democracia

PT faz inveja ao PCC como "partido do crime"

A cidade não merece a ruindade de Haddad

O jogo dos 7 erros da Prefeitura de São Paulo

Balanço e posicionamento político do PPS paulistano