quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PTanic x Pittanic, 15 anos depois: ressurge o iceberg da corrupção na Prefeitura de SP... E agora?

Após 40 anos de vida pública, enquanto um novo esquema de corrupção vem à tona na Prefeitura de São Paulo, Paulo Maluf é enfim condenado pela Justiça. Sinal dos tempos?

No país da piada pronta, o deputado Maluf, presidente do PP paulista e aliado do PT nos governos federal e municipal, vai virar "ficha-suja" só agora, mesmo depois de inúmeros escândalos e denúncias: que vão da entrega de Fuscas aos campeões da Copa de 70, passando pelo "frangogate" e pelo propinoduto de obras superfaturadas, entre outras denúncias que já lhe custaram desde a prisão a uma página de "procurado" no site da Interpol.

PTanic x Pittanic

Incrível a semelhança entre os postes de Maluf e de Lula: Há exatos 15 anos estourava outro escândalo famoso na Prefeitura de São Paulo, a "Máfia dos Fiscais", que culminou com o afastamento temporário do então prefeito Celso Pitta (que também seria preso dez anos depois), a cassação e prisão de vereadores da base malufista.

Alguns desses personagens tentaram voltar à cena política na eleição de 2012, como divulgado em primeira mão pelo Blog do PPS e repercutido pela imprensa e pela própria propaganda do PT - como se eles não tivessem "herdado" essa mesma base na gestão da prefeita Marta Suplicy, de 2001 a 2004.

Ironia do destino, o tema da corrupção retorna agora com tudo à pauta. De uma tentativa desastrada de Fernando Haddad (negada por ele) desviar o foco do aumento do IPTU e retaliar o partido do antecessor, o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o petista acabou dando um tiro no próprio pé: primeiro afirmou que estava sabendo das prisões de funcionários apenas pelos jornais; depois tentou faturar com o marketing de "xerife" contra os corruptos; e agora começam a surgir nomes e fatos que ligam a sua gestão e líderes do PT aos funcionários de confiança da Prefeitura presos por corrupção.

Avistaram a ponta do iceberg... E agora?

Leia mais:

IPTU e corrupção nas alturas com Haddad