quarta-feira, 21 de março de 2007

Roubo a banco: cinco agências só ontem

Três agências foram assaltadas nesta terça-feira, na Grande São Paulo. A Polícia registrou ainda outras duas tentativas de assalto na Zona Sul da capital.

Na última ocorrência registrada no dia, uma agência do Unibanco em Arujá (na Grande São Paulo, a 38 km de São Paulo) foi assaltada por volta das 16h. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, quatro homens invadiram o banco e renderam as cerca de 20 pessoas que estavam no local. Ninguém ficou ferido. Os assaltantes fugiram levando uma quantia ainda não informada.

Outras quatro agências foram alvo de ladrões na capital paulista. Em um dos casos, os criminosos não conseguiram efetuar o assalto porque foram detidos antes. Em outro, um dos ladrões foi baleado.

Por volta das 14h30, segundo a Polícia Militar, três menores de idade, sendo duas meninas, e dois maiores foram detidos quando iriam assaltar a agência do Banco Itaú na Rua Vicente Pison, na Vila Olímpia (Zona Sul de São Paulo).

A PM fazia uma ronda pela área quando percebeu a movimentação estranha. Um dos adolescentes e os dois homens, um deles com uma arma falsa, preparavam-se para entrar na agência. Os policiais abordaram e renderam os três. Dentro do banco, as duas menores se preparavam para abordar os clientes e também foram detidas.

Na Zona Oeste, cerca de meia hora antes, uma agência bancária do Bradesco foi assaltada. Três homens armados invadiram a agência localizada no número 1.177 da Avenida Rio Pequeno, no bairro de mesmo nome. Apesar de terem sido barrados pela porta giratória, eles arrombaram o equipamento e levaram cerca de R$ 6 mil do local e as armas dos vigias. O trio fugiu num carro preto.

Mais cedo, por volta das 12h30, quatro homens tentaram invadir uma agência do HSBC, na Rua Afonso Brás, na Vila Nova Conceição, na Zona Sul. A assessoria do banco informou que dois homens entraram na agência desarmados. Um outro, armado, que se identificou como policial, ficou retido na porta giratória. A gerente que foi atendê-lo acabou sendo rendida.

Os assaltantes tentaram dominar um dos vigilantes, que reagiu. Dois deles fugiram com um outro que estava do lado de fora da agência. O assaltante que estava armado foi baleado e levado para o Hospital São Paulo, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

A assessoria do banco informou ainda que nenhum cliente ou funcionário foi ferido e confirmou que o responsável pelo tiro que atingiu um dos bandidos foi um dos seguranças do banco. A vigilância do local é realizada por uma empresa terceirizada.

Por volta das 8h30, três homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil na Avenida Marechal Tito, número 3.500, na Zona Leste. Segundo funcionários, os criminosos renderam dois funcionários e três seguranças da agência. Em seguida, teriam forçado os funcionários a abrir o cofre do banco. Depois de pegar o dinheiro, trancaram as vítimas na cozinha da agência e fugiram levando uma quantia não divulgada.

Com essa onda de roubo a bancos, a Polícia Civil de São Paulo anunciou ontem a criação do Setor Operacional da Delegacia de Roubo a Bancos (Sorb). O novo setor será formado por cinco equipes que, além de investigações, também farão policiamento preventivo.

O Sorb será subordinado à 5ª Delegacia da Divisão de Investigações de Crimes Sobre o Patrimônio do Departamento de Investigações Sobre Crime Organizado (Deic). Segundo o delegado Ruy Ferraz, titular da Delegacia de Roubo a Bancos, uma equipe com 12 investigadores e um delegado começou a trabalhar nesta terça-feira.