terça-feira, 13 de março de 2007

Deputado David Zaia

“O PPS vem demonstrando a dinâmica de um partido que pretende consolidar uma posição de destaque na esquerda estadual e nacional”.
Presidente estadual do PPS/SP, David Zaia divide seu tempo entre o mandato de deputado na Assembléia Legislativa e o trabalho de organização do partido nos municípios paulistas.

Veja abaixo algumas declarações de David Zaia:

O PPS na Capital
Entre os grandes avanços do PPS em São Paulo nestes últimos anos, destaco o diretório da Capital, dirigido pelo companheiro Carlos Fernandes, que propiciou maior dinamismo, tanto na parte administrativa quanto na política.

Por isso já é tradição do PPS paulistano lançar chapas próprias e competitivas de candidatos para a Câmara Municipal. Não por acaso, elegemos dois vereadores em 2000 e outros dois em 2004, o que demonstra a consolidação deste trabalho de inserção social do partido. Sem falar das direções zonais, que estão implantadas em toda cidade e são bem atuantes nas suas comunidades. É um trabalho digno de elogio e exemplo para os demais municípios.

O PPS no Estado

Com a nossa direção coletiva à frente do diretório estadual, conseguimos vitórias significativas. Para se ter uma idéia, basta dizer que estamos com o partido organizado em 624 municípios, quase a totalidade do Estado. Nas últimas eleições municipais (2004), tivemos 108 candidatos a prefeito e 125 a vice, além das coligações onde apoiamos candidatos de outros partidos, mas em que mantivemos forte influência nos rumos da campanha e nos planos de governo. Outros 4.354 candidatos do PPS disputaram vaga nas Câmaras Municipais.

Coligações

O PPS tem se colocado de forma transparente no relacionamento com outras agremiações. Creio que a nossa recente aliança com o PSDB, no apoio à candidatura de José Serra, tanto para a Prefeitura quanto para o Governo do Estado, e de Geraldo Alckmin para a Presidência da República, refletiu a vontade soberana do partido, ouvindo as bases e lideranças de cada município. Seguimos apoiando a administração de José Serra, por seu passado administrativo e político, e pela inegável capacidade de conduzir bem o Governo do Estado de São Paulo.

Qual a sua opinião sobre o desempenho do PPS/SP nas urnas, em 2006?

Primeiro eu quero agradecer a todos os eleitores que confiaram a sua representação política aos candidatos do PPS. Depois, tenho que agradecer toda a militância que levou o nome do PPS a todos esses eleitores, e aos nossos candidatos que, eleitos ou não, colaboraram com o excelente desempenho do partido nas urnas.

Elegemos cinco deputados estaduais e dois deputados federais. Mas o que eu tenho a dizer é o que todo militante do PPS sabe: tivemos um resultado dentro do que era esperado, pois planejávamos um crescimento dessa ordem. Nós sabemos que alguns partidos podem apresentar um crescimento significativo em uma eleição, resultado de candidaturas exóticas. Mas, quando olhamos a atuação do PPS, seu amadurecimento político, vemos que o partido tem crescido de forma equilibrada.

Sobre a Assembléia e o seu mandato, quais serão os próximos passos?

Durante a campanha apresentei uma série de preocupações em relação ao emprego e à educação. Agora é trabalhar concretamente nestas questões para elaborar propostas que possam ser tanto projetos de lei, como pauta para a discussão política da atuação do Estado nestes setores. Para isso penso em contar com a colaboração dos companheiros do partido e também de setores organizados da sociedade para a apresentação de demandas e sugestões.