terça-feira, 27 de março de 2007

São Paulo: cidade-luz

Paris, a "cidade-luz", tem 150 mil pontos de iluminação pública. São Paulo, com sua rede de 17 mil km de extensão, possui 530 mil pontos - o maior acervo do mundo.

De abril a dezembro, a previsão do secretário municipal de Serviços, o deputado federal licenciado Dimas Ramalho (PPS), é instalar uma Paris em São Paulo.

É o maior projeto de iluminação pública da história paulistana. Em nove meses deverão ser renovados 150 mil pontos de luz. O cronograma estipula a remodelação de pelo menos 15 mil pontos por mês, mas pode ser ampliado dependendo da demanda e dos serviços executados.

O programa consiste na instalação de novos equipamentos no parque de iluminação pública da Cidade. Prevê a substituição das lâmpadas de vapor de mercúrio por unidades de vapor de sódio (amarelas), que possuem maior vida útil, iluminam mais e geram economia no consumo de energia elétrica de até 30%.

Essa parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Eletrobrás e a AES Eletropaulo vai proporcionar mais segurança aos paulistanos e significativa economia aos cofres públicos municipais.

Dimas Ramalho também coordena o programa de ampliação, que prevê a instalação de 22 mil novos pontos de luz na Cidade. Foram instalados 7 mil novas unidades de luz em 2006. Em 2007, devem ser instalados 15 mil novos pontos de luz na periferia de São Paulo.