sexta-feira, 18 de maio de 2007

Escândalos, versão 2.7: Operação Navalha

A política brasileira sempre consegue um upgrade de escândalos: mensalão, caixa 2, valerioduto, correios, bingos, dólar na cueca, dossiêgate, sanguessugas, dança da pizza, etc. etc. etc.

Agora a navalha corta na carne de todos os partidos: tem prefeito do PT e do PSDB, governador do PDT e do PSB, filho de governador do DEM, deputado do PMDB e até ex-deputado do PPS de Sergipe.

A Polícia Federal prendeu 46 pessoas ontem, durante a Operação Navalha, que desarticulou uma suposta quadrilha que fraudava licitações públicas para a realização de obras, como as previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Luz Para Todos - ambas do governo federal.

Entre os presos estão o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), o filho do ex-governador João Alves Filho (DEM-SE), João Alves Neto, dois sobrinhos do governador Jackson Lago (PDT-MA) - Alexandre de Maia Lago e Francisco de Paula Lima Júnior -, além dos prefeitos de Sinop, Nilson Aparecido Leitão (PSDB-MT) e de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT-BA).

Mas a lista de envolvidos pode ser muuuuuuuuuuuito maior.

A quadrilha atuava no Distrito Federal e em nove Estados (Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo) infiltrada nos governos federal, estaduais e municipais.

Segundo a PF, a quadrilha desviou recursos do Ministério de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento e do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).