terça-feira, 16 de outubro de 2007

Time de 2008 já tem goleiro, zagueiro e atacante

Não é um jogo de futebol, mas o PPS reforça o time e vai marcando seus gols. A candidatura do ex-goleiro corinthiano Ronaldo inspirou outros dois ídolos do futebol brasileiro a se filiarem ao partido para disputar também uma vaga de vereador em suas cidades: o gaúcho Mauro Galvão e o paranaense Paulo Rink.

Um dos jogadores mais identificados com a torcida do Corinthians em todos os tempos, Ronaldo Giovanelli é o goleiro que mais vestiu a camisa alvi-negra em toda a história de 97 anos do Clube.

Desde a estréia no time profissional, em 7 de fevereiro de 1988, aos 20 anos de idade (quando ganhou a posição de dois goleiros de seleção, Carlos e Waldir Peres), foram 602 jogos pelo time do Parque São Jorge, até 1998.

Campeão paulista de 1988, 1995 e 1997; campeão brasileiro de 1990; e campeão da Copa do Brasil de 1995, Ronaldo liderou ainda uma banda de rock, lançou dois discos e atualmente é comentarista esportivo do programa "Bola na Rede", da Rede TV.

Gaúcho nascido no bairro Menino Deus, Mauro Galvão acaba de se filiar ao PPS e concorrerá à Câmara Muncicipal de Porto Alegre.

Apesar de gremista, o zagueiro começou a carreira no Internacional e, com apenas 18 anos, ajudou o clube a conquistar de forma invicta o Campeonato Brasileiro de 1979.

Pelo Inter foi ainda tetracampeão gaúcho (1981-1984) e, juntamente com todo o elenco do clube, mas com a camisa da Seleção Brasileira, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de 1984. Participaria ainda das Copas de 1986 e 1990.

Em 1987, Mauro Galvão se transferiu para o Botafogo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1989, após 21 sem títulos do clube alvinegro.

Depois da eliminação na Copa de 90, foi jogar no Lugano, da Suíça, onde ficou por seis anos. Em 1996 retornou ao Brasil para defender o Grêmio. Conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano e a Copa do Brasil de 1997.

Em 1997 transferiu-se para o Vasco da Gama, conquistando no mesmo ano o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro. Ajudou ainda o Vasco a vencer o Torneio Rio-São Paulo em 1999 e a Copa João Havelange em 2000.

No início da temporada de 2001, retornou ao Grêmio, seu time do coração, para encerrar a carreira e ainda conquistou o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil de 2001, às vésperas de completar 40 anos de idade.

O paranaense Paulo Rink é outro ex-jogador de futebol que se filiou ao PPS e será candidato a vereador na sua cidade, Curitiba.

Ex-universitário, trancou a faculdade de Educação Física no terceiro ano e assumiu o ataque do Atlético Paranaense, onde aos 18 anos conquistou o Campeonato Paranaense de 1990 e posteriormente o Brasileiro da Série B em 1995.

Após tornar-se um dos maiores ídolos e goleadores do Atlético Paranaense, Rink foi negociado com o Bayer Leverkusen por seis milhões de dólares, quantia mais alta paga por um jogador paranaense até então.

Naturalizou-se alemão e, em outubro de 98, foi convocado pelo técnico Berti Vogts. Como primeiro brasileiro nato a jogar pela seleção da Alemanha, o atacante disputou amistosos contra Romênia e Malta.

Um ano depois, ainda jogando pelo Bayer, foi novamente convocado, desta vez para disputar a Copa das Confederações, no México. Ano passado, Rink voltou para o Atlético Paranaense, onde em maio de 2007 encerrou a carreira aos 34 anos.