segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Do túnel do tempo: Soninha, aluna e professora

Pouca gente sabe, mas além de radialista, apresentadora de TV, comentarista esportiva, vereadora e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine também é professora (na foto ao lado ela é a menina, então aluna do pré-primário do Colégio Santana).

Nascida em uma família de classe média da zona norte paulistana, também a mãe de Soninha era professora - e ela seguiu os passos do Magistério e das aulas de inglês.

"No Colegial (ou Ensino Médio, como se diz hoje) eu fiz Magistério. Adorava lidar com crianças e pensava em dar aula. E achava mais útil estudar filosofia, sociologia, psicologia etc. do que biologia, química e física que eram ensinadas no curso de Patologia", afirma a vereadora Soninha.

"Poucos meses depois do 3º ano de Magistério, nasceu minha primeira filha – o que significa que eu terminei o colégio grávida. Foi uma tremenda mudança de planos. Deixei para depois a Faculdade de Educação Física que eu pretendia fazer para me dedicar bastante às filhas (dois anos depois, nasceu a segunda)."

Soninha passou assim a conciliar as aulas que dava na Cultura Inglesa, os ensaios no grupo de teatro amador e a faculdade de Cinema (na USP), que decidiu fazer.

Deixou de dar aulas profissionalmente quando entrou para a TV, mas continua sendo professora voluntária de inglês em uma associação na periferia.

"No colégio, aprendi a ser crítica, consciente, responsável", afirma Soninha. "Estudei na mesma escola a vida inteira, o Colégio Santana. Um colégio que tinha uma preocupação muito bacana com a formação do caráter, com a criatividade, solidariedade, espírito crítico... Bem melhor do que a preocupação fanática com o vestibular!."